A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nesta sexta-feira (13), a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em São João del-Rei, cidade localizada na região do Campo das Vertentes. A unidade, que agora está instalada na Rua São Francisco, 78, no bairro Jardim América, passou por uma reforma significativa, visando proporcionar um espaço mais acolhedor e eficiente para o atendimento às mulheres em situação de violência.
A renovação do prédio contou com o apoio da Prefeitura de São João del-Rei, do Poder Judiciário e da Polícia Penal, e reforça o compromisso do Estado com a segurança e o bem-estar das mulheres da região. A nova infraestrutura oferece melhores condições para as vítimas de violência doméstica e familiar, além de simbolizar um avanço nas políticas públicas de proteção às mulheres.
Durante a solenidade de inauguração, a delegada titular da Deam, Bruna Carla Alves, se emocionou ao falar sobre a importância do momento. “Essa entrega representa um avanço significativo nas políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar em nossa cidade”, afirmou, destacando o impacto positivo que a reforma terá na qualidade do atendimento.
A cerimônia contou também com a presença de autoridades da PCMG, como a superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Polícia Civil, delegada-geral Andrea Mendes de Souza Abood, que esteve no evento representando a delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge. Andrea Mendes de Souza Abood ressaltou o empenho da instituição em aprimorar continuamente os serviços prestados às mulheres vítimas de violência.
“Que este novo espaço seja um símbolo de esperança. Que cada mulher que entrar aqui saiba que será ouvida, respeitada e protegida. Vamos continuar avançando, fortalecendo parcerias e promovendo ações concretas para que tenhamos um estado cada vez mais seguro para todas e todos”, afirmou a delegada.
Além de Andrea Mendes, o evento contou com a participação de diversas autoridades, como o delegado assistente da Chefia da Polícia Civil, Aloísio Daniel Fagundes; o chefe do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena, Alexsander Soares Diniz; o delegado regional de São João del-Rei, Luiz Carlos Ferreira Pires; e a inspetora-geral de Escrivães, Luciene Cardoso Murta Vilela. Deputados federais, autoridades locais, servidores da PCMG e outros convidados também estiveram presentes na cerimônia.
Ao final do evento, as autoridades presentes realizaram o descerramento da placa oficial de inauguração da nova sede, simbolizando o marco importante na melhoria do atendimento às mulheres da região.
Com as informações e foto da Polícia Civil de Minas Gerais