A Prefeitura de Belo Horizonte vai instalar 103 pontos fixos de banheiros em diversos pontos da cidade para atender aos foliões durante o feriado de Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. As cabines sanitárias estarão distribuídas nos bairros Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Pompéia, Santa Tereza, Floresta, São Luiz, Santa Amélia, Centro e Savassi.
Somados os pontos fixos, que funcionam apenas no feriado, e as cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua da cidade, serão 13.610 diárias de banheiros químicos para os foliões do Carnaval de Belo Horizonte, sendo 318 cabines adaptadas para pessoas com deficiência.
O folião pode conhecer a localização dos banheiros fixos e volantes no Portal Belo Horizonte, onde também é possível conferir a programação completa do Carnaval, os endereços de concentração e os trajetos dos cortejos.
Estratégia
A estratégia para a distribuição de banheiros químicos durante o Carnaval leva em conta diversos fatores, como o público planejado, a extensão dos trajetos, o número de cortejos simultâneos e o deslocamento dos foliões.
Os mais de 100 pontos fixos de banheiros estarão localizados nas áreas de grande concentração de desfiles e vão contar com o apoio de quatro caminhões para sucção de efluentes durante o dia.
Os veículos ficarão estrategicamente estacionados dentro dos bolsões de isolamento para realizarem a limpeza dos banheiros químicos, atendendo aos pontos localizados na Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, Viaduto Santa Tereza e Savassi.
Os caminhões têm capacidade para 8 mil litros, sendo que cada banheiro químico comporta 200 litros. Todo o material coletado pelos caminhões será descartado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).
É importante lembrar que o cidadão que for flagrado urinando em vias públicas pode responder por atentado violento ao pudor (artigo 233 do Código Penal), com detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.
Carnaval de Belo Horizonte 2025
O Carnaval de Belo Horizonte 2025 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e conta com a correalização do governo do estado e com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia.
Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas.
A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$1 bilhão na economia local.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte