Fora do ambiente tradicional de ensino, turmas de Informática Básica do Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte podem aprender um pouco mais sobre o domínio de novas tecnologias e ferramentas, na prática. No jardim do Centro Cultural Bairro das Indústrias, os alunos têm contato com a ferramenta Google Lens em uma aula sobre “Navegação: Como Utilizar Navegadores e Realizar Pesquisas Eficientes”, usando a funcionalidade do Google, que permite fazer pesquisas com imagens pelo celular.
O instrutor do Programa, Hebio Camargo Jr., conta que as aulas têm focado no ensino de ferramentas digitais que tornam o dia a dia mais fácil e simples, como bancos, aplicativos de mobilidade, solicitação de serviços essenciais e o domínio dos canais digitais da PBH e do Governo Federal. Com atividades dinâmicas, os alunos podem utilizar seus celulares para captar imagens e realizar buscas no Google, orientados pelo instrutor.
Em uma turma composta, majoritariamente, por pessoas idosas, a metodologia diferenciada do Programa da Prefeitura se destaca pela flexibilidade e adaptabilidade, transmitindo os conteúdos de maneira simples, didática e dinâmica, combinando as temáticas vistas em sala, com situações do cotidiano.
Antônio Eustáquio Ferreira, morador da Regional Barreiro, de 70 anos, compartilhou como o curso tem feito a diferença em sua vida. “É muito importante essa iniciativa, o curso vem trazendo muitos benefícios para mim. Tenho adorado as aulas, aprendemos o conteúdo e logo aplicamos em nosso dia a dia. O instrutor é sempre muito paciente, tira as dúvidas, nos ajuda nas dificuldades. Tenho certeza de que esse curso vai abrir muitas portas para mim, estou dominando o uso de computador, notebook, celular, várias tecnologias e ferramentas. É de grande importância, não só pelo direcionamento para o mercado e para o digital, mas também pelo convívio”.
O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte conta com 20 cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nas modalidades de ensino à distância e presencial. Com aulas presenciais na Unidade de Inclusão Digital e nos 135 telecentros em todas as regionais da cidade, os cursos contam com metodologia de excelência, facilmente adaptável ao abrangente público do Programa.
A iniciativa é voltada para todos os interessados maiores de 16 anos, com conteúdo básico ao profissionalizante, como programação, redes sociais e empreendedorismo. Além disso, conta com cursos voltados especificamente para a população idosa, com capacitações sobre aplicativos de serviços essenciais, redes sociais e segurança digital. Por meio do Programa já foram emitidos mais de 17.500 certificados. Mais informações podem ser obtidas através do link.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte