Com o tema “Por um mundo mais verde”, a edição contará com palestras, mesas-redondas e oficinas voltadas à proteção da biodiversidade e do ecoturismo. O gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral, destacou a importância do Projeto Ecofolia, que só não foi realizado em 2021 devido à pandemia.
Ainda de acordo com Alex, a iniciativa motiva voluntários a atuarem pela preservação e educação ambiental destacando, ainda, que o projeto originou o Instituto Socioambiental Gigante Verde, que mobiliza jovens e estudantes para outras ações no parque durante o ano.
“O evento visa fortalecer a cooperação entre sociedade civil e gestão ambiental, estimular o voluntariado e transformar voluntários em multiplicadores na proteção ambiental, alinhado às metas de conservação e manejo sustentável das unidades de conservação”, disse.
O objetivo do projeto é integrar a sociedade ao trabalho da unidade de conservação, proporcionando experiências práticas a estudantes universitários, colaboradores e moradores do entorno por meio das atividades propostas no Ecofolia.
Inscrições
Podem participar maiores de 18 anos, com preferência para universitários (mínimo de três semestres) e moradores locais. A capacitação no dia 13 de fevereiro é obrigatória. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de janeiro clicando aqui.
As atividades a serem desenvolvidas pelos voluntários serão planejadas pela gestão da unidade de conservação e orientadas pela equipe de funcionários no primeiro dia após a chegada ao parque.
Ao final do período de serviço voluntário, o Parque Estadual Mata do Limoeiro emitirá uma declaração de participação no Ecofolia relativo ao período e às atividades desenvolvidas. A entrega da declaração ficará condicionada ao cumprimento das atividades propostas pelo Parque.
O projeto conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Itabira.
É importante ressaltar que o trabalho voluntário não gera vínculo empregatício e remuneração, de acordo com a Lei Estadual nº. 14.082/2001 e Portaria IEF 67/2019.
Reconhecimento
O evento se tornou um dos pilares do parque e se destacou nacionalmente quando foi indicado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das 100 ações desenvolvidas em unidades de conservação de grande importância e referência em mobilização e educação ambiental.
O Ecofolia foi vencedor do Prêmio Hugo Werneck no ano de 2016 e apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Unidades de Conservação, realizado em Brasília/DF, como projeto convidado para apresentação.
Fonte: IEF
Foto: IEF / Divulgação