Neste sábado (07), o Parque do Palácio recebe o evento “Festa Francesa – Minas Paris 2024”, para promover a cultura dos esporte em consonância com a realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos. Das 9h às 18h, com entrada gratuita, a festa reúne cultura, música, gastronomia, artes visuais, e a demonstração de diversas modalidades de esportes ao público. Telões apresentarão os Jogos Paralímpicos e durante todo o dia relembrarão os bons momentos das Olimpíadas 2024.
Esta será uma edição especial da Festa Francesa, já tradicional na capital mineira, trazendo um pouco da atmosfera do que acontece no momento em Paris para Belo Horizonte.
Por toda a extensão do Parque haverá a demonstração de atividades esportivas como atletismo, canoagem de velocidade, ginástica de trampolim, rugby, skate, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei e judô. As atividades serão organizadas por monitores das Federações de cada esporte e o público também poderá participar das atividades. A organização da festa está engajada com os Jogos Paralímpicos e prevê a oferta de atividades acessíveis para os visitantes, cujo monitoramento oferecido foi mobilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Esportes.
Nos palcos, atrações musicais animam a tarde. Com quase 40 anos de carreira, Sônia Andrade é uma das grandes cantoras mineiras na programação. Ela interpreta clássicos franceses de nomes como Édith Piaf. Luiza Cruz, ex-participante do The Voice Brasil, também encanta o público. E para completar o trio de Minas Gerais, Jess apresenta um repertório variado com grandes clássicos da música brasileira.
O line-up é diverso e composto por artistas de diferentes nacionalidades. De Senegal, com mestrado em música pela Universidade de Versailles, na França, e radicado em BH há mais de 40 anos, Momour Ba traz a riqueza de ritmos africanos ao evento. E trazendo sets eletrizantes, DJ Paco Pigalle, nascido em Marrocos, mistura gêneros de diferentes partes do mundo, e DJ Nezt constrói uma trilha sonora sempre em diálogo com a energia do público.
Com curadoria de Gláucia Nogueira, haverá, ainda, uma exposição fotográfica. São 32 trabalhos de três fotógrafos esportivos mineiros: Eugênio Sávio, Leandro Couri e Pedro Vilela. A gastronomia reserva surpresas à parte. Restaurantes e estandes oferecem comidas típicas de diferentes países, com destaque especial para a França. A cozinha mineira também estará representada.
“Festa Francesa – Minas Paris 2024” é realizada pela Box. Bold Xperience com organização da Embaixada da França, apoio do Governo de Minas Gerais e patrocínio da Cemig.
Fonte: JEMG
Imagem: Pedro Vilela