Durante a Semana Florestal 2024, a Emater-MG se une ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e à Polícia Militar em uma ação inédita para a proteção da biodiversidade e ampliação da cobertura vegetal em Minas Gerais. Com o tema “Urgência Verde: Construindo um Futuro Sustentável”, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Emater, utiliza sua ampla capilaridade para realizar o plantio de 1.632 mudas nativas, nos 816 municípios em que atua, respeitando os biomas locais, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Já a parceria com a Polícia Militar estenderá o plantio para todas as 853 cidades mineiras.
Breno Lasmar, diretor-geral do IEF, enfatizou a relevância da participação da sociedade nessa aliança pela restauração dos biomas. Ele destacou que a Semana Florestal é uma oportunidade para promover debates e discussões sobre as melhores práticas para garantir o desenvolvimento de uma biodiversidade mais adequada no estado. “Queremos convidar a sociedade para juntos criarmos essa aliança pela restauração dos nossos biomas e para podermos construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirma.
Otávio Maia, diretor-presidente da Emater-MG, também ressaltou o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A Emater é signatária do Pacto Global da ONU e busca contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Governo de Minas, que também aderiu à campanha global ‘Race to Zero’, está empenhado em compensar e equilibrar todas as emissões de gases de efeito estufa. Nossa atuação no setor agropecuário é fundamental para a preservação, já que hoje mantemos 33% da vegetação nativa no Brasil. Precisamos continuar nesse caminho, mostrando que o desenvolvimento econômico pode e deve ser sustentável”, ressalta.
No município de Gonzaga, região Leste de Minas Gerais, o plantio realizado pela Emater-MG mobilizou crianças de escolas locais. O mesmo ocorreu em São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, e em Nanuque, que pertence à mesorregião do Vale do Mucuri. Essa mobilização ocorre em um momento em que o Brasil enfrenta um aumento no número de queimadas.
Educação ambiental – Um compromisso coletivo
O lançamento da Semana Florestal ocorreu no sábado (21), no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte. A cerimônia foi marcada por uma trilha ecológica e um plantio simbólico de mudas, com participação de estudantes do 5° ao 8° ano do Colégio Tiradentes. Na ocasião, os jovens aprenderam sobre a importância de cuidar do planeta. “É muito importante preservar as árvores porque são elas que fazem o oxigênio e protegem o planeta. A gente pode ajudar preservando e não poluindo o meio ambiente, jogando o lixo na lixeira correta e outras coisas”, avaliou a aluna Ana Paula, de 11 anos.
“Eu gostei da experiência de plantar árvores, porque foi a primeira vez que eu plantei. De alguma forma, estamos ajudando o meio ambiente e as outras pessoas”, pontua o aluno Gabriel Santana, de 12 anos.
Parque Estadual Serra Verde: um refúgio na cidade
O Parque Estadual Serra Verde, local escolhido para a abertura da Semana Florestal 2024, tem um papel crucial na conservação dos recursos naturais da região. Suas nascentes são vitais para a manutenção do sistema de lagoas e são um importante fragmento de área verde na área urbana de Belo Horizonte, proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, o espaço serve como refúgio e local de alimentação e reprodução para diversas espécies nativas.
Por meio das 95 Unidades de Conservação (UCs) sob a gestão do IEF, Minas Gerais protege uma extensão total de 2,38 milhões de hectares. Durante a semana, uma variedade de ações integra a programação da Semana Florestal 2024 em Belo Horizonte e nas UCs. As atividades incluem treinamentos, webinares, iniciativas educativas, passeios ecológicos, entre outros.
Fonte e foto: Emater