A 15ª Parada LGBTI+ da Maré, que começou nesta sexta-feira (24) e vai até domingo (26), traz o tema “Muito Prazer, Eu Existo! Parem de nos matar!” para reforçar a luta pela dignidade e pelos direitos da população LGBTI+ nas favelas. O evento, que acontece na Maré, conta com uma programação de debates, manifestações culturais e ações de engajamento em prol da cidadania e inclusão. Organizado pelo Grupo Conexão G em parceria com o Favela Ong e patrocinado pela Prefeitura do Rio, o evento também conta com apoio do estado e de diversas instituições.
Em um contexto de exclusão social e violência, especialmente nas favelas, a organização destaca a importância da visibilidade dessas questões. A Maré, que é composta por 16 favelas e abriga mais de 140 mil pessoas, é um dos locais mais afetados por essas realidades. De acordo com o 1º Dossiê Anual do Observatório de Violências LGBTI+ em Favelas, divulgado em 2024, a população LGBTI+ enfrenta dificuldades significativas para acessar serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
O festival é uma plataforma para dar visibilidade às demandas da comunidade e fortalecer a luta por direitos e cidadania para todos, especialmente em territórios marginalizados como a Maré.
Fonte e Foto: Agência Brasil