Nesta terça-feira, 11 de março, a Sala de Imprensa da Santa Sé forneceu uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. De acordo com a nota oficial, a noite foi tranquila e o Papa acordou por volta das 8h. Durante a manhã, o Pontífice continuou com a terapia prescrita, que inclui tratamentos farmacológicos, respiratórios e motora ativa. Além disso, Francisco acompanhou, por meio de uma conexão de vídeo, os Exercícios Espirituais conduzidos pelo Pe. Roberto Pasolini na Sala Paulo VI. Após isso, o Papa dedicou-se a momentos de oração na capela próxima ao seu quarto.
O boletim médico de hoje não prevê informações detalhadas sobre o estado de saúde para a noite de 11 de março, mas a Sala de Imprensa continuará fornecendo atualizações gerais à mídia, conforme necessário. A informação mais recente indica que o Papa está se sentindo melhor e apresenta um bom humor. Embora os médicos tenham retirado o prognóstico reservado, devido à complexidade do quadro clínico, eles continuam avaliando a situação com cautela, especialmente considerando o quadro infeccioso que levou à sua internação.
Boletim médico de 10 de março
O boletim médico de segunda-feira, 10 de março, relatou que as melhorias no estado de saúde de Francisco se consolidaram ainda mais, conforme evidenciado pelos exames de sangue e pela boa resposta à terapia medicamentosa. Por conta disso, os médicos decidiram retirar o prognóstico reservado. No entanto, dada a complexidade do quadro e o importante quadro infeccioso apresentado na admissão, o tratamento farmacológico continuará sendo administrado em ambiente hospitalar por mais alguns dias.
O boletim também destacou que o Papa Francisco teve a oportunidade de acompanhar os Exercícios Espirituais por vídeo, participando de momentos de reflexão espiritual e oração. Além disso, recebeu a Eucaristia e teve um tempo reservado para a oração na capela de seu apartamento particular. Durante a tarde, ele novamente acompanhou os Exercícios Espirituais da Cúria, alternando entre momentos de oração e descanso ao longo do dia.
As atualizações indicam que, apesar de uma recuperação gradual, o Papa continua recebendo os cuidados necessários, e sua recuperação está sendo monitorada de perto pelos médicos. O público continua sendo informado regularmente sobre seu estado de saúde, com foco no restabelecimento completo do Pontífice.
Por Leonardo Souza
Fonte: Vatican News
Foto: Vatican Media / Divulgação