O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado na sexta-feira (14) para realizar exames e continuar o tratamento de bronquite, conforme comunicado do Vaticano. O pontífice foi levado ao Policlinico Agostino Gemelli para acompanhamento médico após apresentar dificuldades respiratórias e precisar de cuidados especializados.
Francisco está lidando com a bronquite desde o início de fevereiro, o que tem causado dificuldades para ele discursar durante as audiências. Nos últimos dias, o papa precisou pedir a um assessor que lesse seu sermão em três ocasiões devido às dificuldades respiratórias. Durante uma cerimônia, o pontífice foi visto ofegante, e em outra ocasião, fez um comentário bem-humorado sobre o fato de um assessor ler o discurso melhor do que ele.
No início do mês, o Papa mencionou estar com um “forte resfriado”, mais tarde identificado como bronquite. A doença o levou a celebrar algumas audiências em sua residência. Em um momento, ao delegar a leitura do sermão, ele se desculpou pela situação, mantendo o bom humor. “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”, brincou o papa.
Ainda não se sabe se o Papa Francisco realizou a leitura completa de sua homilia nesta sexta-feira (14), mas ele retomou a leitura da oração Angelus após delegar discursos anteriormente. Sua saúde continua sendo monitorada de perto, e ele segue em tratamento para a bronquite no ambiente hospitalar.
Fonte e foto: Redes sociais/ Vatican News