A condição clínica do Papa Francisco continua melhorando, de acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta-feira, 19 de março, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O pontífice, que está sendo tratado de infecções pulmonares, suspendeu a ventilação mecânica não invasiva e também reduziu a necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo, o que é um bom indicativo de progresso em sua recuperação.
O boletim informa que o Papa segue com a fisioterapia motora e respiratória, que continua avançando, e que ele esteve presente na solenidade de São José, quando concelebrou a Santa Missa nesta manhã, demonstrando disposição e estabilidade. Os médicos relataram que as infecções pulmonares estão sob controle, embora ainda não completamente eliminadas. Os exames clínicos mostraram resultados dentro da normalidade, e o pontífice permanece sem febre.
Durante o dia, o Papa teve uma rotina de tratamento, oração e também dedicou um tempo ao trabalho, mantendo-se ativo de acordo com sua condição. Apesar dos avanços na recuperação, ainda não foi tomada uma decisão quanto à sua participação nos ritos da Semana Santa, e a decisão será anunciada mais perto das datas comemorativas.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Vatican News
Foto: Gunther Simmemacher / Pixabay