Começou nesta semana a Campanha Nacional de Multivacinação 2024, destinada à atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, focada em jovens menores de 15 anos. A iniciativa, que ocorre anualmente, tem o objetivo de assegurar que as crianças e adolescentes estejam com todas as vacinas em dia, ampliando a proteção contra diversas doenças.
A vacinação em dia é essencial para manter a imunidade coletiva e prevenir surtos de doenças que podem ser evitadas com vacinas. Nesta edição, a campanha reforça a importância de pais e responsáveis verificarem as cadernetas de vacinação e levarem seus filhos à unidade de saúde para que, se necessário, recebam as doses pendentes.
No Centro de Saúde de Guiricema – Taboa, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 16h. A campanha seguirá até o dia 29 de novembro, oferecendo tempo hábil para que todas as famílias possam participar.
As vacinas disponíveis na campanha incluem proteção contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, hepatites, difteria, coqueluche, entre outras. De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde de Guiricema, a imunização em massa das crianças e adolescentes ajuda a manter sob controle doenças que poderiam causar complicações graves e até mesmo mortes.
Para vacinar os filhos, basta que os pais ou responsáveis compareçam ao Centro de Saúde com a caderneta de vacinação e o documento de identidade da criança ou adolescente. Caso a caderneta tenha sido perdida, a unidade de saúde poderá fazer uma nova análise e iniciar ou atualizar o esquema vacinal.
A vacinação é um ato de cuidado com a saúde individual e também com a comunidade, assegurando proteção a quem, por condições específicas, não pode receber a imunização.
Com informações e fotos: Prefeitura de Guiricema