Na tarde de quarta-feira, 14 de janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para um salvamento em local de difícil acesso, dentro da Estação de Tratamento de Esgoto da COPASA, em Cabo Verde, na Rodovia BR 146, Km 422. O incidente envolveu um operário que, enquanto trabalhava sobre o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, um reservatório de dejetos, foi atingido por uma placa de aço arremessada após uma explosão.
Com o impacto da explosão, o operário foi projetado para dentro do reator, onde afundou nos dejetos e desapareceu. A equipe de Busca e Salvamento do CBMMG, junto com o SAMU, foi imediatamente ao local para coordenar as operações. Após cerca de cinco horas de trabalho conjunto com a equipe da COPASA para esgotar os 600m³ de dejetos do reator, o corpo foi localizado.
A operação envolveu a utilização de equipamentos de proteção individual, roupas especiais, iluminação e respiração autônoma para a remoção do corpo, que foi retirado por um duto. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Poços de Caldas em urna funerária. A perícia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também esteve no local, acompanhando toda a ação.
Após o término da operação, o CBMMG recolheu seu material e retornou à sede da Unidade.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros