domingo, 20 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Entre os dias 16 e 19 de agosto, equipes compostas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Fundação Nacional do Índio (Funai) intensificaram as ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Durante sobrevoos na área, foram identificadas pistas clandestinas de pouso e extensas áreas desmatadas. Após pousos estratégicos, as equipes encontraram acampamentos improvisados, equipamentos e máquinas destinados à garimpagem.

Os locais invadidos revelaram mais de 20 barracos, diversos motores, antenas de internet, equipamentos de lavra do solo e grande quantidade de combustíveis. Toda a infraestrutura foi destruída e os ocupantes fugiram para a mata com a chegada dos policiais. A operação representa um avanço significativo no combate às atividades ilegais na região, preservando a integridade ambiental e os direitos dos povos indígenas.

No domingo, 18, em Vila Sumaúma, município de Mucajaí-RR, uma operação conjunta entre a PRF e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) resultou na apreensão de uma espingarda calibre .20 e munições durante a abordagem a uma pick-up. Um homem de 32 anos foi detido por porte ilegal de arma de fogo, destacando o contínuo esforço das autoridades para coibir a criminalidade na região.

Ainda no domingo, na BR 174, vila Jundiá, em Rorainópolis, a PRF prendeu um homem de 23 anos que possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, expedido pela Justiça do Amazonas. A prisão ocorreu quando o suspeito estava entrando no estado de Roraima, demonstrando a eficácia das operações de controle e segurança nas fronteiras estaduais.

Fonte e foto: PRF

Compartilhe:
Exit mobile version