O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aprovou nesta semana uma série de ações preventivas para assegurar a oferta de energia em todo o Brasil, em resposta ao cenário de seca nas regiões Norte e Nordeste, estiagem no Sudeste e Centro-Oeste, e incertezas relacionadas ao fenômeno La Niña. Este fenômeno, previsto para impactar o trimestre de setembro a novembro, indica chuvas abaixo da média e temperaturas superiores às históricas.
Entre as medidas aprovadas está a continuidade do envio de eletricidade produzida pelas usinas termelétricas movidas a gás natural Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e Linhares, no Espírito Santo, durante todo o mês de novembro. Além disso, foi autorizada a operação excepcional do reservatório intermediário da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no Pará, para ajudar a enfrentar o déficit hídrico.
Essas ações visam mitigar os efeitos adversos das condições climáticas e garantir a estabilidade do fornecimento de energia em todo o país.
Fonte e fotos: Agência Brasil.