Uma forte onda de calor tem afetado várias partes da América do Sul, impulsionada por ventos nos altos níveis da atmosfera que dificultam a chegada de frentes frias ao norte da Argentina e Uruguai. Como resultado, as regiões desses países, assim como partes do Brasil, estão enfrentando temperaturas acima dos 40°C.
No Brasil, o calor intenso atinge principalmente o Rio Grande do Sul, especialmente as áreas a oeste, e o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Além dessas regiões, partes de São Paulo e Paraná também devem experimentar temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar até 38°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior temperatura registrada no Brasil em 2025 até o momento foi de 41,8°C, no dia 10 de janeiro.
O fenômeno, embora restrito a uma área não muito grande, é considerado uma onda de calor e está afetando não só o Brasil, mas também o Paraguai e o Sul da Argentina, onde as temperaturas também podem ser muito elevadas. A previsão é de que o calor intenso persista até o dia 18 de janeiro, quando uma frente fria deve começar a se aproximar do Rio Grande do Sul, trazendo alívio e interrompendo esse período de altas temperaturas. Até lá, a população nas áreas afetadas deve se preparar para enfrentar dias de calor extremo.
Fonte e foto: INMET