sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em um marco impressionante para a observação da fauna local, duas câmeras de monitoramento instaladas em um fragmento de Mata Atlântica em Alfenas, Minas Gerais, capturaram uma cena rara e emocionante: uma onça-parda (Puma concolor) arrastando uma capivara. O registro foi feito em julho deste ano e chocou os observadores de aves Victor Silvestre e José Carlos dos Reis, que instalou o equipamento com o objetivo de estudar o comportamento dos animais na região.

As chamadas câmeras trap, equipadas com sensores de movimento, são projetadas para capturar imagens quando detectam a presença de seres vivos. Victor Silvestre expressou a surpresa ao ver a cena em que a onça-parda, conhecida por sua furtividade e habilidade predatória, foi flagrada com uma capivara — uma presa notável devido ao seu tamanho e força. “Foi interessante porque, nessa captura em especial, foi bem na câmera do meio, numa carreira de bicho. Ela não pegou nem na frente nem atrás, pegou bem no meio”, explica Victor.

Este foi o segundo registro da onça-parda nas imagens. Em outras ocasiões, a câmera também capturou um filhote da onça, o que sugere que a área pode estar servindo de habitat para uma família de onças. Esse dado é significativo para o entendimento da dinâmica da fauna local e a conservação da espécie na região.

Com informações de G1

Foto: Victor Silvestre/José Carlos

Compartilhe:
Exit mobile version