Continua em São Vicente de Minas a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Na quinta-feira, 19 de setembro, no teatro do antigo Colégio Marista, uma oficina participativa, correspondente a uma das etapas do diagnóstico técnico, reuniu representantes da sociedade civil, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), da prefeitura, da Associação Vicenciana de Catadores (Avicat) e de empresas.
O trabalho, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS Vertentes), por meio da Fundação GORCEIX, instituição de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, visa a registrar a percepção dos munícipes quanto ao saneamento básico e à gestão de resíduos. Depois da apresentação do tema e das etapas da execução, os participantes foram distribuídos em grupos para analisar mapas do município, identificar pontos a serem atendidos e sugerir intervenções.
O diagnóstico técnico-participativo é uma espécie de fotografia da situação atual e base para revisar o PMSB e o PMGIRS. A partir da conclusão destes planos, será entregue um projeto de lei que norteará as políticas públicas para o saneamento básico e a gestão de resíduos. O objetivo é que, no prazo de 10 anos, sejam observadas melhorias significativas nestas duas áreas.
O saneamento básico compreende os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza urbana, coleta/destinação do lixo e drenagem e manejo da água das chuvas. Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é o conjunto de ações voltadas à busca de soluções para os resíduos sólidos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e foco no desenvolvimento sustentável.
Fonte e fotos: redes sociais