Motoristas que utilizam a BR-040 devem redobrar a atenção devido às obras de recuperação realizadas em diversos trechos da rodovia, incluindo Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Barbacena e Cristiano Otoni.
Os trabalhos abrangem fresagem, recomposição, microfresagem, microrrevestimento asfáltico e reparos localizados. Para reduzir os impactos no tráfego, as intervenções ocorrem em horários específicos: fresagem e recomposição são realizadas no período noturno, entre 20h e 5h, enquanto os reparos e a microfresagem acontecem durante o dia, das 6h às 17h.
A partir de quinta-feira (20/3), haverá fresagem e recomposição em Congonhas, entre os km 607 e 609, durante a noite, com desvio no sentido Belo Horizonte, e no trecho dos km 608 a 610, onde será utilizado o sistema “Pare-e-Siga”. Em Cristiano Otoni, serão feitos serviços de microfresagem e microrrevestimento asfáltico entre os km 650 e 651, no período diurno, com desvio no sentido Belo Horizonte. Já em Barbacena, os reparos ocorrerão entre os km 725 e 710, também durante o dia, enquanto em Carandaí os trabalhos serão realizados no trecho entre os km 675 e 665, ambos com desvios para o sentido Belo Horizonte.
Na sexta-feira (21/3), as obras noturnas continuam em Congonhas, entre os km 612 e 613, com desvio para o sentido Juiz de Fora, e em Conselheiro Lafaiete, no trecho dos km 631 a 633, com desvio no sentido Belo Horizonte. Cristiano Otoni terá serviços de microfresagem e microrrevestimento entre os km 652 e 655 durante o dia, e Barbacena contará com reparos no trecho entre os km 710 e 695, também diurnos. Em Cristiano Otoni, os trabalhos continuam no trecho dos km 665 a 645, com desvios no sentido Belo Horizonte.
No sábado (22/3), as atividades se concentram em Carandaí, no trecho dos km 656 a 660, onde serão realizadas microfresagem e microrrevestimento no período diurno, com desvio no sentido Belo Horizonte. Essas intervenções fazem parte do cronograma do primeiro ano de concessão da BR-040, iniciado em agosto de 2024, com conclusão prevista para agosto deste ano.
As mudanças destacam a importância de planejamento para minimizar transtornos e reforçam o compromisso com melhorias na infraestrutura viária, beneficiando os usuários da rodovia.
Por Eduardo Souza
Com informações: Estado de Minas
Foto: Divulgação/EPR Via Mineira