As obras de revitalização e infraestrutura da Avenida Maracanã, o maior projeto de mobilidade, saneamento e urbanização de Contagem, seguem em ritmo acelerado. O projeto abrange uma série de melhorias na cidade, incluindo a construção de canais de água, sistemas de esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e recuperação ambiental.
Em novembro, os canais de drenagem implementados no projeto mostraram sua eficácia ao comportarem o volume de chuva de dias seguidos, evitando alagamentos e garantindo maior segurança e tranquilidade para a população. Este é apenas um dos avanços significativos nas obras, que seguem divididas em dois trechos distintos:
- Trecho 1: entre a Rua Albert Schwaitzer e a Rua Manoel Jacinto Coelho Júnior.
- Trecho 2: entre a Rua Manoel Jacinto Coelho Júnior e o Retorno 5.
No trecho 1, já foram concluídas importantes etapas, como a implantação da galeria na travessia da Rua Albert Schwaitzer e das pontes dos retornos, restando apenas os acabamentos finais. No trecho 2, as obras continuam com a construção do canal do córrego e a terraplenagem da pista na margem direita.
A Avenida Maracanã terá 4,5 km de extensão, ligando a LMG-808, altura do bairro Granja Ouro Branco, até a Avenida Carmelita Drumond Diniz, no Chácaras Califórnia. Quando concluída, a via não só promoverá um fluxo mais eficiente de trânsito, aliviando o congestionamento no centro da cidade, mas também trará soluções para problemas antigos de drenagem e alagamentos.
Além de ser um importante corredor viário, a nova avenida será equipada com sistemas de macrodrenagem e canalização de córregos, minimizando os riscos de enchentes e trazendo mais qualidade de vida para a população. O projeto também valorizará os bairros por onde passa, melhorando a infraestrutura e promovendo mais segurança e mobilidade.
Com as informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Thiago Silva / PMC