quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

As obras estão progredindo e garantindo mais mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população

Com o início das chuvas no mês de novembro, as famílias que vivem no entorno do córrego Maracanã já se sentem mais seguras em relação às enchentes. Os canais de água construídos no projeto acumularam a água da chuva dos últimos dias, evitando alagamentos e proporcionando mais segurança e tranquilidade para a população. Agora, as chuvas fortes não tiram mais o sono dos moradores.

Na manhã da sexta-feira (15/11), a família Lopes Babosa, moradora do bairro Quintas Coloniais, ao fazer a caminhada na nova avenida relembrou o período da última inundação. “Moramos aqui há 10 anos e aguardávamos muito essa obra. Na última enchente, uns anos atrás, até a ponte ruiu. Não tínhamos sossego. Hoje o problema foi resolvido, a bacia construída comporta muita água. Essa obra é excelente!”, ressaltou Mauro Lúcio Barbosa.

Sua esposa, Olinda Lopes, e o filho, William, também ressaltaram os benefícios, além da segurança contra as inundações. “Essa obra representa o progresso para a região. Além da valorização dos imóveis, ainda vai desafogar o trânsito. Estamos muito satisfeitos por isso”, completaram.

Para os trabalhadores da região, as obras da avenida Maracanã também representam um alívio. O funileiro encarregado da empresa Nova Aliança, localizada quase na esquina da nova avenida, Joel Alves de Souza, contou que ficava receoso, quando começava a chover forte, no horário do expediente. “Trabalho aqui faz 5 anos e já vi várias inundações, inclusive trazendo prejuízos para os donos da empresa. Depois da obra de drenagem, o problema foi resolvido. Está ficando muito bom tudo isso!”, disse.

Em uma das visitas que fez ao local para acompanhar o andamento das obras, a prefeita Marília Campos destacou que o complexo da avenida Maracanã é completo e tem uma importância metropolitana. “É uma obra grande de saneamento, macrodrenagem, mobilidade e de infraestrutura para trazer qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social para o município. Além de agregar as regiões de Contagem, beneficia a região metropolitana integrando outras cidades vizinhas como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte “, explicou.

Conheça a obra

Com investimento de mais de R$ 300 milhões, as obras do Complexo da Avenida Maracanã compreendem o maior projeto de mobilidade, saneamento e infraestrutura em andamento no município.

A avenida Maracanã representa a continuidade da avenida Carmelita Drummond Diniz, no trecho compreendido entre a rua Albert Schwaitzer, na região Sede, e a rodovia LMG-808, na região Vargem das Flores, numa extensão de 4,50 km.

A avenida é composta por duas pistas de rolamento, uma de cada lado do córrego, sendo cada uma delas com três faixas de tráfego e uma faixa de estacionamento, além de passeios laterais e uma ciclovia na pista esquerda.

As conexões viárias são representadas por cinco pontes, dois viadutos e duas interseções, uma com a Via 630/rua Manoel Jacinto Coelho Júnior e a outra com a rodovia LMG-808, além das interligações com as ruas existentes.

Conforme explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, as obras em andamento contemplam importantes medidas de controle de inundações e de proteção dos cursos d’água. “São intervenções ambientalmente mais sustentáveis em 3,16 km de extensão do córrego, implantação de redes de drenagem, implantação de 8 km de interceptores de esgotos, além de um parque ecológico entre as pistas e o canal”, disse.

O empreendimento também tem grande relevância sob o aspecto da mobilidade urbana para o município. Segundo o secretário, a av. Maracanã é prevista no Plano Diretor como via Arterial Principal e faz parte do corredor Norte-Sul do Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM),que fará a ligação das regiões da Cidade Industrial e do Eldorado à região norte do município, abrangendo Nova Contagem.

“Sua implantação propiciará fluidez e segurança para o tráfego geral e o transporte coletivo, com estimativa de absorver cerca de 70% do tráfego que atualmente passa pelo centro histórico de Contagem e que se destina à região norte da cidade, se utilizando de vias que não apresentam condições geométricas compatíveis para a demanda e natureza do tráfego”, informou.

Confira o andamento das obras do Complexo da Maracanã:

Concluído:

– ponte da av. Dulce Geralda Diniz e viaduto sobre a LMG-808;

– canal em solo reforçado entre a av. Dulce Geralda Diniz e a rua Felisbino Pinto Monteiro;

– terraplenagem e interceptores de esgoto entre a rua Felisbino Pinto Monteiro e a LMG-808;

– redes de drenagem entre a av. Dulce Geralda Diniz e a LMG-808;

– recomposição vegetal de taludes de corte e aterro entre a rua Felisbino Pinto Monteiro e a LMG-808, exceto grama no canteiro central.

Em andamento:

– galerias 1, na av. Albert Schwartzer, e 2, na rua Felisbino Pinto Monteiro;

– pontes dos retornos 1, 2 e 5;

– canal em solo reforçado entre o retorno 5 e a av. Dulce Geralda Diniz;

– galerias afluentes da av. Dulce Geralda Diniz e dos córregos Abóboras e Praia;

– terraplenagem entre a av. 2 e a rua Manoel Jacinto C. Júnior, e entre o retorno 5 e a rua Felisbino Pinto Monteiro;

– interceptores de esgoto entre a av. Dulce Geralda Diniz e a rua Felisbino Pinto Monteiro;

– redes de drenagem entre o retorno 5 e a av. Dulce Geralda Diniz;

pavimentação entre a rua Felisbino Pinto Monteiro e a LMG 808 com a execução da primeira etapa da capa asfáltica.

Será executado:

– canal em solo reforçado entre a rua Albert Schwartzer, o retorno 5 e a av. Dulce Geralda Diniz;

– terraplenagem entre a rua Albert Schwartzer e o retorno 5, sendo que entre a av. 2 e a rua Manoel Jacinto C. Júnior já foi executada parcialmente;

– redes de drenagem, interceptores de esgoto e pavimentação entre a rua Albert Schwartzer e o retorno 5;

– obras complementares como sarjeta, meio-fio, passeio, ciclovia, sinalização, iluminação pública e PEDs em todo o trecho;

– recomposição vegetal de taludes de corte e aterro entre as ruas Albert Schwartzer e Felisbino Pinto Monteiro;

– parque linear com plantio de grama e de árvores entre as ruas Albert Scwartzer e Felisbino Pinto Monteiro;

– plantio de grama no canteiro central entre a rua Felisbino Pinto Monteiro e a LMG-808.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Fotos: Rodrigo Paiva/ PMC

Compartilhe:
Exit mobile version