A Polícia Militar de Minas Gerais, representada pelo comando de policiamento especializado, desenvolveu no município de Caxambu, o PROGEA – Programa de Educação Ambiental.
Essas ações de educação ambiental devem ser os pilares fundamentais para gerar impacto socioambiental positivo, através de projetos e ações capazes de criar um mundo mais verde, mais inclusivo e mais justo para nossas crianças.
Para cumprir tais propósitos, foi construído um novo espaço de educação para os alunos no município de caxambu, onde é desenvolvido ações com o objetivo de preservar e proteger a biodiversidade e assegurar que as futuras gerações tenham garantido o direito a um meio ambiente saudável.
O PROGEA foi estabelecido e regulamento pela Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 2013, e tem como objetivo estimular estudantes dos 4° e 5° anos do ensino fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, a fim de contribuir para a preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
Por conseguinte, neste primeiro semestre de 2024, o 3° Sargento PM Matusalem, lotado no 4° grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede na cidade de São Lourenço, esteve ministrando as aulas do Progea para 29 alunos do 4° ano da Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz no município de Caxambu.
Nesse período, foram abordados através de contação de histórias e de maneira lúdica, assuntos referentes aos tipos de poluição, degradação, desmatamento, caça ilegal, atitudes causadas pela ação do homem em desfavor do meio ambiente.
Foram ainda trabalhados com os alunos, outros tópicos muito importantes e constantemente noticiados pela mídia e comentados nos dias atuais, tais como: sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem com o objetivo de aproximar as crianças da natureza de forma profunda e amorosa.
Foi realizado a eleição do Clubinho Ambiental, ocasião onde os alunos, através de votação em urna, puderam incorporar o espírito democrático na escolha de seus representantes, com a finalidade de dar continuidade e praticar os aprendizados adquiridos durante as aulas do Progea, após o encerramento do programa na escola.
Através dessa riqueza de informações, as crianças tornaram-se aptas a serem protagonistas e multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, compartilhando e sugerindo soluções para sanar ou reduzir os problemas ambientais nas escolas, aprendendo a viver e a conviver com a natureza usufruindo dos seus recursos de forma sustentável.
Fonte e Foto: Grupamento Ambiental de São Lourenço