Foto: Luci Sallum / PMC
No dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a equipe de nutrição dos restaurantes populares de Contagem foi premiada pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN-9) pela excelência do trabalho da gestão. O objetivo da premiação “Equipe de Nutrição 5 Estrelas” é o reconhecimento do trabalho e a valorização dos nutricionistas que se destacam pela prática profissional qualificada de acordo com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (CECN).
“Esse prêmio é o reconhecimento por todas essas inovações na gestão e pela excelência na qualidade da alimentação oferecida pelos restaurantes populares, além de um cardápio variado e saudável, bom atendimento e transparência nas regras de funcionamento e de prestação de contas”, contou a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda.
Ainda de acordo com a servidora, a atual gestão proporcionou a integração dos serviços dos restaurantes com as cozinhas comunitárias, ampliando de duas para sete, de 800 para 1.600 pessoas em situação de vulnerabilidade beneficiadas diariamente, de segunda a sexta-feira, além dos demais usuários, que representam, juntando os três restaurantes da cidade, mais de 3 mil pessoas.
A coordenadora de nutrição da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Renata Borges, explicou que “para quem faz uma excelência no trabalho, ganha quatro estrelas e, para quem faz além do trabalho e além das suas obrigações, merece as cinco”.
“Ganhamos esse prêmio também devido ao projeto “Você Mais Saudável”, destinado aos usuários e funcionários, cuja preocupação está na saúde não apenas de quem frequenta, mas daqueles que também prestam o serviço”, destacou a coordenadora de nutrição da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Renata Borges.
Criado em 2023, o projeto é voltado para a prática de uma alimentação saudável e a promoção da saúde dos trabalhadores. O trabalho gerou impactos positivos na saúde e no ambiente interno. Para Renata, o que incentivou a criação de um plano de educação alimentar voltado aos funcionários foram as constantes ausências por causa dos problemas de saúde, ocasionados, em sua maioria, por causa do sobrepeso. “Verificamos que aproximadamente 78% dos nossos funcionários estavam acima do peso e, em conjunto, problemas de baixa autoestima, cansaço, problemas respiratórios e falta de proatividade”, afirmou.
Rosilene Gomes, chefe de cozinha do Restaurante Popular de Nova Contagem, aderiu ao programa e perdeu 10 quilos, além de melhorar sua saúde e autoestima. Ela ressaltou as vantagens de trabalhar em um local que promove comida saudável tanto para os clientes quanto para a equipe. “Cuidamos da saúde dos outros e da nossa, porque nossa comida é saudável de verdade, refletindo não apenas no nosso corpo, mas na mente e atitudes”.
Melhorias
Nos últimos quatro anos, os restaurantes populares de Contagem passaram por grandes transformações, como a decisão do gerenciamento por profissionais de nutrição. Esta inovação visou a valorização dos profissionais de nutrição, que são preparados para coordenar e organizar uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) sobre todos os aspectos, desde a organização dos fluxos internos de trabalho, gerência e capacitação do corpo técnico operacional, organização da documentação até a garantia de qualidade dos cardápios.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Luci Sallum / PMC