terça-feira, 3 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta sexta-feira, 2 de agosto, a Defensoria Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (Nudem-BH) celebra 19 anos de atuação. Fundado pela Defensoria Pública de Minas Gerais em 2005, o Nudem-BH foi criado um ano antes da promulgação da Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em 7 de agosto de 2024. O órgão desempenha um papel crucial na proteção e garantia dos direitos das mulheres e no enfrentamento da violência de gênero.

O Nudem-BH oferece uma ampla gama de serviços, incluindo orientações jurídicas, acompanhamento de processos de medidas protetivas, elaboração de petições iniciais em ações de família, e encaminhamentos para instituições da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. Além disso, realiza acompanhamento psicossocial e atua extrajudicialmente em eventos voltados para a educação em direitos humanos das mulheres.

Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência doméstica e familiar, será marcado pela divulgação de histórias de mulheres que superaram a violência e agora trabalham para a emancipação de outras mulheres. O Nudem-BH continuará seu esforço em promover a igualdade e proteger as vítimas de violência de gênero durante todo o mês.

Fonte e fotos: Defensoria Pública MG.

Compartilhe:
Exit mobile version