Na segunda-feira, 18, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou do Cine Debate “A Luta pela Representatividade: Pretos e Pretas no ensino superior”. O evento foi construído pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, gestão “O DCE não pode parar”, como parte da programação de recepção de calouros e dando início às atividades do novembro Negro.
A exibição contou com o filme “Quimera” produzido por Analu Alves e com a produção audiovisual “A Querela” de Devanir Alves, que proporcionaram o diálogo sobre como a juventude negra lida com questões de identidade, desigualdade e resistência no ambiente acadêmico. O encontro também teve o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por jovens negros e negras na sociedade brasileira, abordando temas como racismo estrutural, a importância das políticas de ações afirmativas e a representatividade nas universidades.
A atividade contou com a presença da Diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Danielle Telles, da mestranda em Educação da UFJF, Priscila Lima, e do assessor de políticas para juventude da SEDH, Felipe Souza.
Além disso, a participação da Secretaria Especial de Direitos Humanos reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora na garantia de direitos para todos e todas e ao combate às diferentes formas de desigualdade. “Esta atividade fortalece a luta pela visibilidade e inclusão da população negra em diversos setores da sociedade, reafirmando que a igualdade racial é uma agenda fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa”, enfatizou Felipe Souza.
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora