O município de Nova Serrana foi contemplado com o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Hepatite B, uma das entregas do programa Brasil Saudável do Ministério da Saúde.
Este reconhecimento reflete o compromisso do município com a meta de eliminar a transmissão vertical de infecções como HIV, sífilis, hepatite B, doença de Chagas e HTLV, alinhada aos objetivos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030.
No último dia 29 de novembro, o Ministério da Saúde certificou 60 municípios e três estados brasileiros pela eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou Hepatite B. Para se ter a ideia da importância dessa certificação, vale lembrar que o Brasil conta hoje com 5.570 municípios.
Entre os estados certificados estão: Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, que recebeu o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV. Três cidades mineiras foram certificadas pelo ministério: Nova Lima, Ipatinga e Nova Serrana, que agora ostenta o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Hepatite B.
Fonte e foto: Prefeitura de Nova Serrana