sexta-feira, 18 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A cidade de Mutum, no Vale do Rio Doce, presenciou na tarde da segunda-feira, 30 de setembro, a inauguração da nova sede da Promotoria de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Com a inauguração, ligada ao programa Sedes Próprias, servidores, estagiários e promotores que atuam na comarca terão melhores condições de trabalho, refletindo em atendimento de qualidade à população. A nova casa do MPMG fica próxima ao fórum e à praça Benedito Valadares, em região central. O local conta com recepção, estações de trabalho para servidores e estagiários, gabinete com mesa de reuniões, sala de arquivos, cozinha, copa e área de convivência. Todos os espaços tem acessibilidade garantida.

Até então, a promotoria funcionava em um sala no Fórum de Mutum. Com estrutura acanhada, a “salinha do MP”, como era conhecida informalmente, vinha se tornando incompatível com o número de atendimentos que a comarca realiza diariamente.

Nascida em Mutum, a oficial do MPMG Maria Geralda Costa Pereira atua na comarca desde 1999, quando prestou o primeiro concurso com vaga para servidor em sua cidade natal. Por ter acompanhado o crescimento da instituição, ela percebia a necessidade de um espaço maior para que o público pudesse ser atendido com mais qualidade. “Quando o promotor fazia algum atendimento, se precisasse conversar particular, ele pedia licença aos servidores, que precisavam ir para o corredor. Então a inauguração foi um ganho para a qualidade do nosso trabalho”, lembrou a servidora.

O promotor de Justiça Paulo Victor Telles Zavarise, que atua na comarca, explicou que a nova sede permite um atendimento mais humanizado, inclusive com melhor garantia de sigilo das conversas, se necessário. “A promotoria atende em várias frentes de atuação, desde os direitos da criança e do adolescente, direitos da pessoa idosa, então qualquer pessoa que demande algum tipo de atendimento, por exemplo, em questões de saúde para seus filhos ou seus pais, em questões educação de qualidade para suas crianças, ou envolvida em situações de violência doméstica, ela pode vir aqui que terá um atendimento digno”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, discursou na cerimônia de inauguração do espaço. “Agora temos uma sede à altura das necessidades do atendimento à população. A sede própria faz uma diferença enorme para conseguirmos nos organizar e dar respostas às demandas da comunidade”, disse.

A inauguração foi acompanhada por representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), da Prefeitura Municipal de Mutum e da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte e Foto: MPMG

Compartilhe:
Exit mobile version