A Concessionária Nova 381, responsável pela gestão e manutenção da BR-381, segue com seu trabalho intenso de recuperação e melhoria das condições de tráfego da rodovia. Passados os primeiros 40 dias de intervenções no trecho, a empresa já aplicou 48 toneladas de massa asfáltica em ações de tapa-buracos e recuperação do pavimento. Este trabalho tem representado, em média, 12 toneladas de massa por cada 10 dias de operação, refletindo o comprometimento com a segurança e a qualidade das condições de tráfego para os motoristas.
Guilherme Turini, gerente de Conservação e Faixa de Domínio da Concessionária Nova 381, ressalta que as mudanças são visíveis para os usuários. “Ainda há muita restauração pela frente e serviços a executar. Contudo, o motorista já consegue sentir mudanças sensíveis, como uma boa parte do percurso sem precisar desviar de buracos, além da limpeza da faixa de domínio, aliada à conservação do revestimento vegetal, como a roçada e a poda de árvores, e a manutenção dos dispositivos de drenagem ao longo do trecho”, explica Turini.
Plano de 100 dias
As intervenções fazem parte do Plano de 100 Dias, iniciado em 10 de fevereiro pela Concessionária Nova 381. Este plano não contempla apenas a recuperação do pavimento, mas também diversas ações voltadas para a conservação da rodovia e a segurança dos motoristas. Além dos reparos no asfalto, as obras incluem a roçada da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas, drenagens superficiais, e serviços de sinalização vertical e horizontal.
Um dos destaques dos primeiros 40 dias de trabalho é a roçada, que já foi realizada em 32 quilômetros da BR-381, o que representa cerca de 128 mil metros quadrados de área limpa – o equivalente a quase 18 campos de futebol. O trabalho de roçada, além de contribuir para a segurança dos motoristas, também visa melhorar a visibilidade da rodovia e evitar o crescimento de vegetação que possa comprometer o tráfego.
Além das intervenções no pavimento e na faixa de domínio, a Nova 381 tem dado especial atenção à sinalização horizontal, com um foco particular na revitalização dos desvios de pista entre os quilômetros 280 e 309. Até o momento, foram aplicados 7.459 metros quadrados de nova pintura na rodovia, o que proporciona maior visibilidade e segurança para os motoristas, especialmente em trechos mais críticos.
A sinalização temporária tem sido uma ferramenta importante para garantir que os usuários se orientem corretamente durante as obras. A Concessionária Nova 381 utiliza o sistema de “Pare e Siga” para a realização das intervenções, onde o tráfego é desviado para uma única faixa, com sentidos alternados. Os motoristas são orientados a reduzir a velocidade e a seguir os comandos dos homens-bandeiras, além de atentar-se à sinalização de parada. Em dias de chuva, o cronograma de intervenções pode ser alterado para garantir a segurança dos trabalhadores e motoristas.
Com o andamento das obras, a Nova 381 tem trabalhado para garantir uma maior fluidez no tráfego e maior segurança para os usuários da rodovia. Turini destaca que as intervenções já resultaram em melhorias significativas: “Todas essas ações também já oferecem mais fluidez no tráfego, maior segurança e conforto aos usuários. Estamos em uma tendência crescente, conforme as obras evoluem”, afirmou o gerente.
Por Leonardo Souza
Foto: Divulgação