A Câmara Municipal de Cristina realizou, no último dia 10 de maio, a Sessão Solene de entrega da Comenda “Delfim Moreira” e de Títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito Cristinense do ano de 2024. Em uma noite memorável, homenageados, autoridades e a população em geral se reuniram para prestigiar as personalidades que contribuem para valorização, desenvolvimento e bem-estar do povo cristinense.
O evento foi abrilhantado pela presença do presidente da Câmara de Cristina, vereador José Victor dos Reis Júnior, do prefeito Ricardo Pereira Azevedo, os vereadores Antônio Amilton de Morais, Job Dias Fernandes Filho, Ademilson Soares Pinto, Paulo César de Oliveira, Antônio Onório dos Santos, Sandra de Castro Ferraz, Luiz Carlos dos Passos Miranda e José Roberto Nunes, além da comunidade local.
“Que este dia seja eternizado na memória de todos, e que a palavra que nos lembre quem somos no dia de hoje seja ‘esperança’. Meu desejo para vocês é que se tornem a esperança. As pessoas precisam disso. Nossa cidade precisa disso. Vivemos em uma boa cidade, onde pessoas boas dependem do nosso trabalho e de quem somos para seguir em frente, mirando em nosso exemplo. Sejamos todos nós exemplos dessa esperança a todos”, enfatizou o presidente da Câmara, vereador José Victor dos Reis Júnior.
Este ano, os nobres cidadãos homenageados com a Comenda “Delfim Moreira” foram o Monsenhor José Roberto Nogueira Pereira, o produtor rural Sr. Sebastião Afonso da Silva e o advogado Dr. José Arthur Arantes Carneiro. As personalidades receberam a homenagem do vereador José Victor dos Reis Júnior, do vereador Ademilson Soares Pinto e da vereadora Sandra de Castro Ferraz.
A noite seguiu com a entrega do Título de Cidadão Honorário ao senhor Fernando Adriano Albado, e de Cidadão Benemérito aos seguintes homenageados: Fania Maria Pereira Moreira; Luiz Augusto Moreira Rodrigues; Fábio Carneiro Martins; Ana Maria Paiva Vilela Pereira; Ivan Raposo; Ana Maria da Silva Paula; Maria de Fátima Santos; Carlos Pereira; Maria José dos Reis Ribeiro; Armando de Oliveira; Márcia Maria Pires Martins; Liliane Eliete Rocha da Silva; Sueli Cândida da Silva; José Clóvis de Arruda; Ana Cristina Gouveia de Oliveira; Nair Cândida da Silva e Josilene Arruda Junqueira Santos.
Delfim Moreira da Costa Ribeiro
Delfim Moreira nasceu em 1868, em Cristina, na sede da Fazenda da Pedra, que se encontra preservada até atualmente. Ele estudou no Seminário de Mariana e na Faculdade de Direito de São Paulo, diplomando em 1890. Delfim destacou-se na política nacional, ocupando os cargos de magistrado, deputado, secretário de pastas do governo mineiro, senador, presidente de Minas, vice-presidente da República e, finalmente, presidente da República, no período de 15 de novembro de 1918 a 28 de julho de 1919, substituindo o presidente eleito da época, Francisco de Paula Rodrigues Alves, em razão de seu falecimento.
Por Leonardo Souza