A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou na terça-feira (8) que os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton são os ganhadores do Nobel de Física 2024. A premiação, que totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões), será dividida entre os dois pesquisadores.
John Hopfield, um cientista norte-americano, e Geoffrey Hinton, um britânico, foram agraciados pelo reconhecimento de suas “descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina (machine learning) com redes neurais artificiais”. Essas redes são cruciais para o avanço da inteligência artificial, possibilitando que computadores realizem tarefas complexas de maneira semelhante ao funcionamento do cérebro humano.
O trabalho de Hopfield e Hinton tem impactado diversos setores, desde tecnologia até medicina, ao fornecer as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento de algoritmos que impulsionam a IA moderna. Suas inovações são fundamentais para aplicações que vão desde o reconhecimento de voz até a análise de grandes volumes de dados.
Fonte e foto: Nobel Prize