Luzes, sons e muita arte estarão espalhados por alguns dos mais belos cenários de Minas. É o Natal da Mineiridade que pretende levar mais brilho para as ruas e ladeiras das principais cidades históricas mineiras neste fim de ano.
Estão previstas diversas atrações em Ouro Preto, Mariana, São João Del-Rei, Tiradentes, Congonhas e Diamantina e em mais 19 municípios de todas as regiões do estado, que juntas devem atrair cerca de 350 mil espectadores durante todo o período natalino. Os projetos foram contemplados por meio de editais de seleção.
O Governo de Minas, por meio da Cemig, investiu aproximadamente R$ 10 milhões, nas festividades na capital e no interior.
“A Cemig tem muito orgulho de patrocinar as diversas programações na capital e demais regiões, colaborando para o incremento das economias locais, gerando mais empregos e renda para o setor cultural, para o turismo e para o comércio, cumprindo o nosso compromisso de sermos indutores do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.
Vesperata de Natal
Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, iniciou suas festividades na sexta-feira (06) com o projeto Santa Fé – Diamantina Natalina, que ocupará os principais pontos de concentração turística da cidade. Na abertura, será realizado um show de drones na tradicional Praça do Mercado Velho, seguida de apresentações musicais.
Um dos pontos altos do festival será no dia 14/12, às 20h, com a realização da Natalrata, uma edição especial da famosa Vesperata, com músicas de Natal tocadas por 80 músicos da Orquestra de Diamantina diretamente das sacadas dos prédios históricos. Cerca de 200 mil pessoas devem curtir as atrações segundo os organizadores.
Cidade dos Profetas, Congonhas realiza, em 21/12, o festival Natal para Todos, no Centro Cultural da Romaria, ao lado do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Na programação estão apresentações de espetáculos cênicos de Natal, música, oficinas para o público infantil, feira de produtos locais e muitas ações de acessibilidade e inclusão que prometem encantar o público.
Maria Fumaça do Papai Noel
Tiradentes e São João Del-Rei realizam o Natal nos Trilhos. Nos dias 6, 13 e 20/12, o bom velhinho trocará seu tradicional trenó pela maria fumaça iluminada, ao longo do percurso de 12 quilômetros entre as duas cidades históricas. A estimativa é que 90 mil pessoas participem dos dias de evento.
A cidade de Mariana inaugurou as festividades nessa quinta-feira. Até 6 de janeiro, estão previstos espetáculos de música e artes cênicas, Cantatas de Natal nas escadarias do prédio da Câmara Municipal, concertos orquestrais e recitais, além das tradicionais decorações luminosas e apresentações de artistas locais.
Em Ouro Preto, o Natal Luz e História instalou mais de 1 milhão de pontos de luz distribuídos pelo centro histórico.
Uma árvore de Natal de 20 metros está em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, que também recebeu cenografia específica que combina com a beleza histórica. Os projetos de iluminação e de cenografia foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Iluminação da Praça da Liberdade
A inauguração das luzes na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, foi marcada por um show do Coral Black to Black, formado por 200 crianças, junto a um cortejo com o Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel, em carro aberto, na Alameda Travessia.
No projeto de iluminação de Natal deste ano, o público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial única, por meio de um espetáculo amplo, realizado ao longo de todo o mês de dezembro, e composto por cores, cantatas, esculturas e luzes que celebram a cultura mineira e o espírito natalino.
A visitação ao Palácio do Natal segue até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h. Dentro do Palácio, o Papai Noel receberá os visitantes também até o dia 23/12, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h.
Fonte: Agência Minas
Foto: Ane Souz / Divulgação