Em um momento de grande expectativa para o mundo do tênis, Rafael Nadal, de 38 anos, falou sobre o que pode ser sua última participação em uma competição por equipes. Durante entrevista na segunda-feira (18), o astro espanhol foi claro ao afirmar que sua principal motivação nas finais da Copa Davis, que acontecem em Málaga entre os dias 19 e 24 de novembro, é ajudar a Espanha a conquistar o título, e não pensar na aposentadoria.
“Se eu estiver na quadra, espero controlar minhas emoções. Não estou aqui para me aposentar. Estou aqui para ajudar a equipe a vencer. É a minha última semana em uma competição por equipes e o mais importante é ajudar a equipe”, afirmou Nadal aos repórteres. O campeão de 22 Grand Slams também destacou que não está preocupado com o fim de sua carreira neste momento, preferindo focar no que está acontecendo em campo.
Embora a aposentadoria esteja sendo cogitada, Nadal tem mantido um foco pragmático, lembrando que as emoções que a ideia de deixar o tênis provoca virão naturalmente no final da semana. “As emoções virão no final. Antes e depois, vou me concentrar no que tenho que fazer. Estou me sentindo bem, estou pensando nisso há algum tempo. Estou aproveitando a semana, não estou prestando muita atenção na questão da aposentadoria”, completou Nadal.
Em suas palavras, ele ainda ressaltou a importância de sua presença nas finais, destacando que, se realmente esta for sua despedida, ele tem a chance de se retirar no seu país. “Tenho a chance de me aposentar no meu país. Gosto de viver aqui na Espanha e isso é algo que me deixa muito feliz”, declarou. O tenista também elogiou o apoio dos fãs, especialmente o caloroso suporte que a equipe espanhola tem recebido em Málaga. “A equipe já estava em Valência para chegar a esta Final Eight em Málaga e agora estou sentindo um apoio incrível de todos.”
A Espanha, liderada por Nadal, enfrenta a Holanda em sua partida de abertura nas finais da Copa Davis. O torneio, que reúne oito seleções, promete ser uma grande despedida para um dos maiores tenistas da história, que se encontra em uma fase de reflexão sobre o futuro, mas focado em garantir mais um título para sua seleção antes de possivelmente encerrar sua trajetória nas competições por equipes.
Aos 38 anos e com um histórico de conquistas memoráveis, Nadal está longe de fazer qualquer tipo de previsões sobre o que o futuro reserva. O que está claro, no entanto, é que sua última participação na Copa Davis será uma semana de celebração, despedidas e, sem dúvida, muita emoção tanto para o próprio atleta quanto para seus fãs.
Fonte e foto: Redes Sociais