quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta segunda-feira (02), no Parque Municipal, o nadador Gabriel Geraldo Araújo dos Santos, o “Gabrielzinho”, foi homenageado com um selo e carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O selo institucional do Gabrielzinho faz parte da Série “Personalidades”, idealizado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, para celebrar expoentes brasileiros da música, das artes cênicas e dos esportes. O evento contou com a presença da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, do secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, do secretário de Comunicação, Márcio Guerra, da diretora Financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, e do atleta Gabriel Araújo.

Gabrielzinho destacou a conquista pelo lado pessoal, ressaltando a emoção de ser reconhecido ao lado de outros ídolos nacionais. “A gente sabe das dificuldades da pessoa com deficiência hoje em dia. E ter um reconhecimento desse, para mim, é sensacional. Ainda mais junto com pessoas como Gilberto Gil e Rebecca Andrade, que são referências do Brasil. Isso para mim é um momento de muita emoção. Receber esse prêmio é um sonho, mais como o Gabrielzinho do que como o Gabriel atleta. Ter esse reconhecimento nacional por parte dos Correios deixa meu coração muito aquecido e com uma emoção muito grande”.

O campeão paralímpico também destacou a importância de espaços como o Parque Municipal, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no incentivo ao esporte. “É sempre importante que todas as pessoas tenham o acesso ao esporte, e de alguma forma cada um se encontrar no seu lugar, não só na natação, mas em qualquer outro esporte. Todas as pessoas têm um talento escondido aí, então é fundamental incentivar principalmente a base, para que a gente possa formar vários atletas. É muito bom esse incentivo através do Parque. Quanto mais incentivos a gente tiver, melhor será para o esporte, para o Brasil e para o mundo.”

O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, exaltou os feitos de Gabriel Araújo como esportista e a sua influência positiva nas pessoas. “Quero fazer uma saudação muito especial aos usuários dos projetos do Parque Municipal. Aqui temos mais de quatorze projetos e ver vocês presentes é algo muito bacana. Gostaria de parabenizar o Gabrielzinho pelos seus grandes feitos. Ele ganhou três medalhas esse ano nas Paralimpíadas, fora todas as suas conquistas anteriores. Foi uma figura que gerou mídia em Paris, e isso demonstra o tamanho desse atleta, a dimensão que ele tomou no mundo hoje e melhor ainda, sabendo que ele está aqui perto da gente, influenciando de maneira positiva muitas pessoas.”

Maria do Carmo ressaltou a iniciativa e destacou a importância de Gabrielzinho no estímulo à prática esportiva por outros jovens. “O selo vai eternizar a liderança do Gabrielzinho na área de esporte, a representatividade das pessoas com deficiência. O significado é esse, estimular outras pessoas, não só jovens, que podem e que devem participar, não só da área de esporte, mas de qualquer outra área.”

Nascido em 16 de março de 2002, em Santa Luzia, Minas Gerais, Gabrielzinho começou a nadar na escola, por iniciativa do professor de educação física, Aguilar Freitas. O atleta ganhou 3 medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e 5 medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.  Foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A France2, principal televisão da França, elegeu-o como a maior estrela dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version