Para o orgulho e a alegria dos fãs do futebol feminino brasileiro, seis jogadoras do Brasil estão na disputa para fazer parte da Seleção Feminina The Best FIFA, que reconhece as melhores jogadoras do mundo em suas posições. As medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Lorena, Tarciane, Rafaelle, Gabi Portilho, Adriana e Kerolin são finalistas do prêmio e agora aguardam a votação que definirá as vencedoras.
A notícia chegou em um momento especial para Lorena, Gabi Portilho e Adriana, que estão com a Seleção em Gold Coast, na Austrália. No domingo, o Brasil enfrenta as Matildas no último amistosos do ano, no CBUS Stadium, às 05h45 (horário de Brasília). Em entrevista a CBF TV, elas celebraram a notícia com entusiasmo. Essa foi a primeira indicação das três atletas da Seleção Brasileira nessa premiação.
A goleira Lorena conta que recebeu uma ligação da esposa com o pedido que olhasse a rede social. Foi quando descobriu que concorria ao prêmio.
“A minha esposa me ligou e eu não estava esperando. Aí ela falou: ‘tu já olhou o teu Instagram?’ E eu falei, ‘não’. Eu não fico muito nas redes sociais quando estou aqui com a seleção. E quando eu fui olhar, a gente riu, a gente chorou junto e, nossa, foi a melhor sensação da minha vida”, revela.
“É um dos meus sonhos, é um dos meus objetivos pessoais e eu estou muito feliz de ter dado o primeiro passo, que é estar entre as 11, e agora é continuar trabalhando pra que um dia eu seja a melhor do mundo”, completa.
Lorena foi um dos destaques nos Jogos Olímpicos. Com atuações decisivas e defesas difíceis, ela ressalta a importância dos Jogos Olímpicos em sua carreira.
“Durante todas as partidas, desde que eu retornei da minha lesão, Deus me abençoou muito. Consegui fazer defesas importantes, consegui ajudar a seleção brasileira”, celebra Lorena, que superou uma lesão no ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo e ficou fora da Copa do Mundo da Austrália.
Autora do gol da vitória sobre a França, que classificou o Brasil para as semifinais nas Olimpíadas, Gabi Portilho também atribui a indicação, especialmente, a performance dela e do time no torneio.
“Eu acho que é por tudo que a gente fez nas Olimpíadas, ali abriu uma porta muito grande, não só para mim, mas para as outras que foram indicadas. Fico muito feliz. É algo que Deus vem fazendo em nossas vidas, que é extremamente grande e que abre as portas para muito mais meninas estarem nessa lista.”
Portilho foi eleita a 18ª melhor jogadora do mundo em votação da Bola de Ouro 2024, realizada pela revista France Football. Para ela, o momento na carreira é de muita felicidade e orgulho.
“A gente pensa tudo o que a gente fez lá atrás, de onde a gente saiu para chegar onde a gente está. Meu objetivo foi sempre ajudar onde eu estivesse e poder contribuir como eu contribui na Seleção. Então isso já é um orgulho e uma gratidão a Deus, porque é ele que permite a gente viver esses momentos”, afirma.
Adriana se sente honrada por estar entre as melhores do mundo. A trajetória da atacante tem sido marcada por feitos históricos. Foi a primeira mulher piauiense a conquistar medalha olímpica no futebol. Depois foi campeã com Orland Pride, seu atual clube, que conquistou pela primeira vez na história o título da NWSL (National Women”s Soccer League) de 2024. Adriana conta que foi surpreendida quando soube da indicação. Ela foi acordada pelo empresário com a notícia.
“Fiquei um pouco atordoada, não sabia o que era direito. Depois entrei no Instagram da FIFA e vi certinho. Então eu fico muito feliz, realmente para coroar o ano incrível que eu tive junto com o Orlando (Pride), aqui na Seleção também. E fico mais feliz de ter recebido essa notícia aqui junto com as meninas. Agora é aproveitar e se preparar para o próximo jogo para a gente fazer um grande jogo também”.
A Seleção Brasileira volta a campo domingo (1) para o segundo amistoso contra as Matildas. A partida vai ser realizada no CBUS Stadium, em Gold Coast (AUS), a partir das 5h45 (horário de Brasília). A partida terá transmissão do Sportv. No primeiro jogo, as australianas foram derrotas por 3 a 1 no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS).
Fonte: CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF