No sábado (19), o atrium do Museu Mineiro foi ocupado com a 2ª edição da Feira de Artes Visuais “Ensaio”, em mais uma parceria com a Escola Casa dos Quadrinhos, que agora integra o Circuito Liberdade. De 10h as 17h, o público pôde conferir e comprar ilustrações impressas, pinturas originais, produtos de papelaria customizados e publicações (zines e HQs) produzidas por alunos e ex-alunos dos cursos de desenho artístico, ilustração, pintura e do curso técnico de artes visuais da escola, parceira de realização junto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
A feira é um projeto proposto pelos professores da Casa dos Quadrinhos que visa auxiliar os alunos a terem seu primeiro contato com o mercado das artes gráficas e digitais. A ideia é que os alunos exponham suas artes à venda em uma feira organizada dentro do Museu Mineiro.
“Além de ser uma ótima oportunidade para que estudantes dos cursos de arte possam mostrar seus trabalhos para possíveis clientes, fomentando a economia da criatividade, a Feira ‘Ensaio’ permite um estreitamento das relações entre duas instituições de arte: o Museu Mineiro e a Casa dos Quadrinhos. Dessa forma, damos boas-vindas à Casa dos Quadrinhos, que acaba de integrar o Circuito Liberdade. Fomentar a economia da criatividade e estreitar as relações institucionais com outros equipamentos culturais são duas das mais importantes missões do Museu Mineiro”, diz o coordenador do Museu Mineiro, Vinícius Duarte.
Feiras de arte impulsionam economia da criatividade
As feiras de arte, comumente nomeadas de Artist’s Alley ou “Beco dos Artistas”, ganharam espaço dentro dos eventos de cultura pop, games e entretenimento. Elas se tornaram uma porta de entrada para vários artistas iniciantes começarem a vender seus trabalhos e obras e, com isso, ganharem experiência como empreendedores ao lado de profissionais mais experientes. Durante o processo de participação da Feira “Ensaio”, os alunos da Casa dos Quadrinhos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para a carreira como artista, incluindo desenvolvimento e fabricação de produtos gráficos para comercialização, organização de inventário, noções de atendimento ao cliente etc.
O público que visitar a feira, além de conhecer novos artistas, comprar trabalhos e produtos autorais, poderá saber mais sobre as experiências dos alunos como estudantes de artes e futuros profissionais da economia criativa.
Casa dos Quadrinhos
A Casa dos Quadrinhos é a única escola técnica de artes visuais em Minas Gerais com foco em artes aplicadas para entretenimento com diploma aprovado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Oferece cursos elaborados a partir do interesse dos próprios alunos, tais como o Mangá (quadrinho japonês), Anime (animação japonesa), Computação Gráfica 3D, Escultura e Ilustração Digital, além dos já tradicionais cursos de Desenho Básico, Pintura e Ilustração Publicitária e Artística e a abordagem exclusiva que empresta seu nome à escola, o ensino de Histórias em Quadrinhos.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés e Di Cavalcanti.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.
Fonte: Secult-MG
Foto: Régis Luiz