O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aderiu ao levantamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em apoio ao Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB). A fiscalização está sendo realizada de forma coordenada pelo Tribunal de Contas da União com outros 24 Tribunais de Contas brasileiros, e tem como objetivo a coleta de dados e o mapeamento de riscos relacionados a política pública de alfabetização infantil. Desse modo, o questionário será aplicado em todas as unidades da Federação.
O TCEMG ressalta a importância da adesão dos prefeitos e dos secretários municipais e estadual de Educação ao questionário, de modo a contribuir com um levantamento sólido e abrangente sobre as condições de alfabetização infantil. A participação de todos os entes da Federação é fundamental para identificar os principais desafios e promover um diagnóstico preciso que possibilite melhorias nas políticas de alfabetização.
Os municípios e o Estado deverão, no prazo de trinta dias, responder os questionários disponíveis nos links da plataforma do TCU, que está sendo usada para a recepção das respostas e posterior distribuição das informações aos respectivos TCs.
Orientações para o acesso e preenchimento do questionário:
– Utilize um e-mail que não seja institucional, pois, em alguns municípios, o link para acesso ao questionário não tem sido recebido em endereços institucionais.
– Ao clicar no link de acesso, será exibido um pequeno cadastro. Insira o nome e sobrenome da pessoa responsável pelo preenchimento, bem como um e-mail válido. Caso seja o segundo acesso ao formulário, utilize um e-mail diferente do primeiro.
– Após preencher o cadastro, o sistema enviará um link para o e-mail informado. Verifique a caixa de entrada e clique no link recebido para acessar o questionário. Fique atento, pois, dependendo das configurações de segurança do e-mail, o link pode ser redirecionado para a pasta “lixo eletrônico” ou “caixa de spam”. Se não for possível concluir o questionário de uma só vez, é possível salvar as respostas iniciais. Para isso, basta clicar em “Salvar” e cadastrar uma senha, que será solicitada ao retornar ao questionário para sua conclusão.
– Ao finalizar o preenchimento, lembre-se de clicar no botão “Enviar”, disponível na última página do questionário. Enquanto o botão “Enviar” não for acionado, será possível revisar e ajustar as respostas. Após o envio, uma mensagem de confirmação será enviada e será possível imprimir as respostas em um arquivo para registro.
Fonte: TCEMG
Foto: Agência Senado