Na manhã de sábado (17), mulheres de várias idades participaram de um Treinamento de Defesa Pessoal promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em comemoração ao 18º aniversário da Lei Maria da Penha. A atividade é parte da campanha “Agosto Lilás”, que visa ampliar a discussão e promover a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.
O treinamento, que foi dividido entre teoria e prática, foi conduzido por instrutores da PRF e buscou desenvolver nas participantes autoconfiança, controle do medo, atenção e habilidades de rápida reação em caso de um ataque.
De acordo com o PRF Fernando Alves, um dos instrutores, “A PRF entende que um treinamento como esse é uma importante ferramenta para a segurança pública, pois a aplicação dos conhecimentos e das técnicas repassadas pode ser o diferencial para evitar que as participantes figurem como vítimas de situações de agressão.”
Além dos instrutores da PRF, o evento contou com a presença do professor de jiu jitsu, Terêncio Abreu, que apresentou técnicas de artes marciais aplicáveis em situações de iminente violência. “As artes marciais acrescentam ao seu praticante uma maior consciência corporal e melhor controle emocional, ferramentas que podem ser muito úteis em uma situação de emergência”, explicou Abreu.
Fonte: Policia Federal