O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Montes Claros, organizará no próximo sábado, 23 de novembro, a partir das 10h, um plantio de árvores em uma área verde do bairro São Mateus. O objetivo é melhorar a função ambiental deste espaço público. A ação será realizada em parceria com instituições públicas e organizações da sociedade civil, incluindo o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, o Instituto Grande Sertão, o Instituto Pegada Animal, além de moradores do bairro.
O plantio ocorre após a intervenção do MPMG, que foi acionado por moradores do bairro, preocupados com a retirada da última área verde da região para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei). O município de Montes Claros havia planejado remover quase 40 árvores da área, mas, após a atuação do Ministério Público, o projeto foi revogado, e o Cemei será construído em um terreno próximo, preservando o espaço verde.
A ação busca valorizar a área pública, preservando a escassa vegetação urbana da cidade. O local do plantio está situado na quadra delimitada pelas ruas C, Diamante, E e H, no bairro São Mateus, e é aberta a toda a população.
Fonte e Foto: mpmg