O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou na semana passada de uma atividade de campo do Projeto Rondon, voltado à promoção dos direitos à saúde e ao desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas Xakriabá, localizadas no Norte de Minas. A ação envolveu membros da 1ª Promotoria de Justiça de Manga, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Norte e da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do São Francisco e Norte de Minas.
Os promotores de Justiça, acompanhados de 16 voluntários, realizaram uma visita à Aldeia Barreiro Preto, localizada a 35 km do município de São João das Missões. Durante a visita, foram feitas visitas técnicas às 50 famílias da comunidade para coleta de dados e conversas com a médica local, Nívea Maria de Oliveira. Ela relatou preocupações com a saúde da comunidade, como o aumento de casos de leishmaniose e problemas psiquiátricos, como depressão, além da falta de um centro de zoonoses no município.
Ao final da atividade de campo, os promotores se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Jonesvan Oliveira, para discutir os principais problemas identificados, incluindo o manejo de cães infectados por leishmaniose e a melhoria da saúde primária para o atendimento de casos de adoecimento mental na região.
Fonte e Foto: Ministério Público do Estado de Minas Gerais