O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está lançando uma série de oito áudios relacionados aos direitos e ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Intitulada O Catador é Legal! assim como a cartilha impressa já produzida pela instituição, a série tem a intenção de ampliar o acesso a informações sobre os direitos dos catadores para os próprios profissionais e para a sociedade em geral.
A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos) e foi produzida pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom) do MPMG.
A cartilha impressa O Catador é Legal! aborda diversos aspectos sobre a vida e o trabalho dos catadores, como reciclagem, coleta seletiva, legislação, entre outros assuntos. Porém, a linguagem escrita não atende às necessidades da categoria, pois muitos profissionais que trabalham com reciclagem e afins não sabem ler ou frequentaram a escola por pouco tempo, o que torna o material impresso de difícil compreensão.
A série de oito áudios está disponível no site do MPMG, em plataformas de streaming e será divulgada para a categoria por meio de aplicativos de mensagens. O conteúdo também será distribuído para rádios do interior de Minas e veiculado na programação da Rádio MP, canal da instituição na internet.
Fonte e foto: MPMG