O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), realizou na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, o lançamento do projeto Com Viver, que tem como objetivo desenvolver ações e estratégias interinstitucionais de prevenção e respostas a diferentes formas de violência presentes no ambiente escolar, por meio da qualificação dos profissionais da educação das redes de ensino de Minas.
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, e os secretários de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, assinaram a resolução conjunta que cria o projeto Com Viver.
“Temos vivido nos últimos anos um aumento vertiginoso no número de casos de violência extrema nas escolas. Isso nos colocou de frente a um desafio que requer mais que ações pontuais, e sim um compromisso coletivo. Por isso, esse projeto vem sendo desenvolvido, em caráter colaborativo, pelo Ministério Público e as secretarias de Educação e de Segurança Pública para qualificar os profissionais de educação na prevenção da violência”, afirmou a coordenadora do Caoeduc, Ana Carolina Zambom Pinto Coelho.
Entre as ações e estratégias do projeto, já foi ofertada formação presencial imersiva a servidores indicados pela Secretaria de Estado de Educação. Esses profissionais irão atuar como mobilizadores. Participaram do curso professores da escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores, representantes dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), integrantes das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C e membros das Escolas Cívico-Militares de Minas Gerais.
Essa etapa de formação ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro, na Cidade Administrativa, e teve como objetivo qualificar e sensibilizar 67 mobilizadores, que ajudarão na disseminação do tema a outros 200 mil profissionais da educação de Minas. Durante a solenidade de hoje foram entregues os certificados aos participantes do curso de formação presencial do projeto Com Viver.
Receberam a certificação Ana Cláudia Faria de Souza, da Superintendência Regional de Ensino da Metropolitana C; Eduardo Santos Araújo, da Escola Estadual dos Palmares; Cleuza Maria de Oliveira, da Diretoria de Modalidades e Temáticas Especiais; Diogo Rodrigues Machado, da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores; e João Henrique Amaral Fontinelle, do Núcleo de Acolhimento Educacional.
Presente na solenidade, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, afirmou que tem se percebido nos últimos tempos um aumento da violência dentro das escolas, de alunos contra alunos, deles contra professores e até de professores contra alunos. O projeto, segundo Simões, chega para ajudar na identificação de situações de risco, na observação qualificada e no emprego de técnicas de abordagem. “Não estamos mais discutindo um problema teórico, a violência agora é real e já está dentro das salas de aula”, disse.
Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, falou sobre o trabalho do Ministério Público para coibir os casos de violência nas escolas. “Precisamos ir à raiz do problema, é isso que esse projeto busca”, afirmou. Para isso, segundo Jarbas, o MP e várias instituições do Estado tem sentado à mesa, confrontando o problema, buscando alternativas inteligentes e pensando soluções possíveis para o problema.
Em seguida a professora Mayara de Carvalho Siqueira ministrou aos participantes do lançamento do projeto a palestra Com Viver: caminhos para escolas seguras
A ação educacional é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Caoeduc. Na página do Ceaf, no portal do MPMG, é possível acessar cursos sobre o assunto. E a Escola Virtual do MPMG oferece curso autoinstrucional sobre o combate à violência nas escolas. Veja os temas.
Módulo 1 – Abertura do Curso
Módulo 2 – Violência nas Escolas
Módulo 3 – Bullying e Cyberbullying
Módulo 4 – Bullying e os Ataques às Instituições Escolares: do Preconceito ao Ódio
Módulo 5 – Neonazismo no Brasil e o uso das Tecnologias Emergentes
Módulo 6 – Enfrentamento e Prevenção à Violência Escolar
Módulo 7 – Oficina de Comunicação Não Violenta
Módulo 8 – Primeiros Socorros Psicológicos
Módulo 9 – Atos de Indisciplina e Atos Infracionais
Fonte e foto: MPMG