O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Jaíba e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Terceiro Setor (CAO-TS), em parceria com o CeMAIS, realizou a Jornada do Conhecimento Compartilhado (JCC) Gestão de Projetos para instituições do terceiro setor dos municípios de Jaíba, Montalvânia, Matias Cardoso e Juvenília. O processo formativo aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro.
A capacitação virtual, uma metodologia do CeMAIS, reuniu cerca de oitenta participantes nos dois dias de atividades, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre temas essenciais para o fortalecimento e sustentabilidade das organizações sociais. A formação abordou temas como governança e regularidade, fontes de captação de recursos, elaboração de projetos e análise de editais, execução de projetos e prestação de contas. Para a coordenadora de projetos do CeMAIS, Pâmella Noronha, foi uma grande satisfação conduzir parte da capacitação e testemunhar o potencial de formação de uma rede. “Os diálogos e trocas realizados demonstraram o quanto há espaço para colaboração e crescimento conjunto, e isso nos motiva ainda mais a seguir apoiando iniciativas que promovam impactos reais e duradouros”, disse.
Para a representante da Associação Tancredo de Almeida Neves (Assitan) e da Associação Sementes e Sonhos, Maria Gabriele dos Santos, a JCC foi uma importante oportunidade de aprendizado e aprimoramento. “A capacitação foi muito proveitosa, com material atrativo e esclarecedor. Espero participar de novas formações”, disse.
A ação, que contou com articulação do CAO-TS, faz parte do projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Jaíba para o fortalecimento da sociedade civil, sendo o primeiro evento realizado com a finalidade de capacitar as entidades do Terceiro Setor, como explicou o promotor de Justiça Marcos Vinicius de Oliveira Peixoto. “A medida é fundamental para garantir a transparência e a eficácia na aplicação de recursos públicos e privados dessas instituições. Ela reforça ainda o compromisso do Ministério Público de Minas Gerais em promover a cidadania ativa e contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais, ampliando o impacto positivo das organizações sociais na região”, afirmou.
O coordenador do CAO-TS, promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, salientou a importância dessas parcerias. “As instituições do terceiro setor desempenham um papel primordial à sociedade. Uma das frentes de atuação do CAO-TS é justamente a promoção do diálogo e a celebração de parcerias intersetoriais em prol do seu fortalecimento”, finalizou.
Fonte e foto: Ministério Público de Minas Gerais