Primeira etapa da mostra foi finalizada no Cine Marquise Ultravisão
A produção audiovisual local foi destaque na programação do Cine Marquise Ultravisão durante a primeira semana de exibições da Mostra Lei Paulo Gustavo de Cinema de Poços de Caldas. De 7 a 12 de novembro, as 10 produções audiovisuais contempladas no edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) em âmbito municipal foram exibidas ao público, com entrada gratuita.
A partir da quinta-feira (14) até 17 de novembro, os filmes serão exibidos no IMS Poços (Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados). As exibições serão acompanhadas por rodas de conversa com a participação de membros das equipes das produções audiovisuais e convidados. A entrada é gratuita, mediante distribuição de senhas, sujeita a lotação do espaço.
No domingo (17), a partir das 16h, a roda de conversa contará com a participação de dois convidados especiais: o produtor audiovisual e gestor público Matheus Rufino e a realizadora de mostras e festivais de cinema Aryanne Ribeiro.
Formado em Cinema e Vídeo pela UNA, Matheus Rufino é servidor efetivo da Rede Minas, parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) desde 2014, onde é gerente na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais. Fora do setor público, desempenhou funções em produções audiovisuais e atuou na produção e júri de diversos festivais e mostras de cinema.
á Aryanne Ribeiro é produtora, gestora e assessora de política cultural e realizadora de mostras e festivais cinema. Atua no setor audiovisual com produção, gestão, exibição e fomento audiovisual. Na assessoria política cultural atua na implantação do sistema nacional de cultura nos municípios, participou da construção da Lei Paulo Gustavo e PNAB (Política Nacional Aldir Blanc).
Os dez filmes em exibição foram produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo, totalizando R$ 75 mil por obra audiovisual. A partir do Edital, foi possível viabilizar a produção de dez curtas-metragens de diferentes temáticas e técnicas. A Lei Paulo Gustavo (LPG) destinou R$ 3,8 bilhões do superávit do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com complementação de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC) para municípios e estados para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural. A lei leva o nome do ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu em decorrência da doença, em 2021, aos 42 anos.
Confira a programação:
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados
*entrada gratuita (sujeita a lotação)
14 de novembro – 19h
Lua Vermelha – 16’ – Classificação 12 anos
Adorei as Almas – 71’ – Classificação 12 anos
Roda de conversa com Cíntia Murta (mediadora), Beatriz Castro, Chiara Carvalho, Débora de Oliveira Romano e Gabriela Acerbi (debatedores)
15 de novembro – 19h
Puérpera – 15’ – Classificação 12 anos
SoulSync – 31’ – Classificação 12 anos
Roda de conversa com Otávio Augusto da Anunciação (mediador), Bruno Benetti, Grace Souza, Leidy Nara, Marcelo Leme (debatedores)
16 de novembro – 16h
Cólera – 28’- Classificação 16 anos
Mobília – 23’ – Classificação 16 anos
Roda de conversa com Julia Martins (mediadora), Carolina Gobatto, Euler Santi, Francisco Della Marra e Well Bravo (debatedores)
16 de novembro – 19h
Força da Terra: Identidade, território e memória – 77’ – Classificação 12 anos
Firmamento – 28’- Classificação 12 anos
Roda de conversa com Mariana Alves (mediadora), Daniela Marco Antonio Alvisi, Robson Américo (debatedores)
17 de novembro – 16h
Dance – 3’30” – Classificação livre
Arte Nascente – 60’ – Classificação 12 anos
Roda de conversa com Ana Carolina (mediadora), Anderson Almeida, Sérgio Fernandes (debatedores) e participação de Matheus Rufino e Aryanne Ribeiro.
Fonte e Foto: Prefeitura de Poços de Caldas