De 4 a 5 de outubro, o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, receberá a Mostra Inclusiva LAIS, evento que busca promover a produção, exibição, divulgação e premiação de curtas-metragens, aliados à inclusão social. A segunda edição do evento reúne filmes selecionados que participarão de uma votação popular, e o mais bem avaliado, tanto nas sessões presenciais quanto virtuais, receberá o Troféu LAIS e um prêmio de R$ 2 mil.
Além disso, todas os longas selecionados receberão, ao final da mostra, uma cópia em formato H264, com LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas, incentivando a realização de novas sessões inclusivas. Ao todo, serão exibidos 10 filmes, dos quais 70% são dirigidos por mulheres.
A Mostra, cujo nome “LAIS” é formado pelas iniciais de LIBRAS, Audiodescrição, Inclusão e Social, busca atender a todos os públicos, promovendo a formação de plateias e a inclusão social no cinema. Para isso, as sessões contarão com recursos de acessibilidade como audiodescrição, LIBRAS e legendas descritivas.
A exibição dos filmes durante a 2ª Mostra Inclusiva LAIS começa sempre às 19h, no Cine Santa Tereza. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema. Além das sessões presenciais em Belo Horizonte, as produções também serão exibidas online no site www.mostralais.com.br nos dias 6 e 7 de outubro.
Com as informações da Mostra LAIS
Foto: Divulgação / Mostra LAIS