O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu recebe a exposição “Cidade Imaginária – Acervo Palácio das Artes” como uma oportunidade de diálogo sobre a cidade e a arte moderna e contemporânea em expressões artísticas.
Ao integrar obras de diferentes formatos e suportes, a exposição convida à conversa sobre a cidade em que se vive e a que se deseja com toda a vocação que tem de proporcionar o bem viver, dialogando com o imaginário moderno e contemporâneo, seus significados, conflitos e relações.
A mostra “Cidade Imaginária” reflete uma cidade em constante transformação e por isso convidamos nosso público à criação: tornar-se o trapeiro de Baudelaire, flanando pela cidade para compor representações que comporão a exposição com os fragmentos que na cidade encontra. Fruir e participar com suas representações do urbano no ponto em que dizem sobre quem somos, sobre o que desejamos, sobre o que se pode esperançar ou temer acerca do destino comum, construído coletivamente, em um município único.
Este projeto de itinerância é uma ação que leva a arte para além dos grandes centros urbanos e solicita diálogo de seus visitantes no programa de recepção de alunos das escolas locais, democratizando o acesso e valorizando o potencial cultural advindo da especificidade das cidades do interior de Minas Gerais. Em Caxambu, temos o privilégio de sediar esta exposição e contribuir para a significação e o reconhecimento do acervo da FCS, que há décadas tem sido um pilar fundamental na promoção das artes visuais em nosso estado, cheio de potencial crítico e reflexivo.
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 20 de outubro (domingo), com entrada totalmente gratuita.
Com informações e fotos: Fundação Clóvis Salgado