Morreu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, o prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, figura política importante de Alagoas e pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Benedito, que exerceu diversos mandatos ao longo de sua carreira, foi senador por Alagoas entre 2011 e 2019 e deputado federal por três mandatos. Antes disso, também foi deputado estadual e vereador de Maceió.
Em uma homenagem emocionada nas redes sociais, Arthur Lira se despediu do pai, a quem chamou de “meu herói”. “Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente”, escreveu o presidente da Câmara.
Apesar de problemas de saúde decorrentes da idade avançada, Benedito de Lira manteve-se ativo até os últimos dias de sua vida. Arthur Lira, em uma postagem no Instagram, ressaltou a determinação do pai: “Lutou até o fim, manteve-se firme no trabalho até as últimas forças. Já estamos com muitas saudades, meu velho.”
A Câmara dos Deputados, em nota oficial, prestou sua homenagem ao ex-senador e destacou algumas de suas contribuições à legislação nacional. Benedito de Lira foi o autor da lei que permite o uso de medicamentos genéricos na medicina veterinária e estabelece preferência para eles nas compras governamentais. Além disso, foi relator da lei que impede a criação de imposto sobre os CDs, DVDs e arquivos digitais produzidos no Brasil com obras musicais de autores brasileiros.
O falecimento de Benedito de Lira deixa um legado de dedicação ao serviço público e marca o fim de uma trajetória política significativa em Alagoas.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Lula Marques / Agência Brasil