quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O físico e engenheiro Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu na madrugada deste domingo (1º), aos 93 anos. Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Leite teve uma carreira brilhante, lecionando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris. Ele também foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sendo reconhecido como uma das maiores figuras da ciência no Brasil.

Leite teve um papel fundamental na criação e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), além de contribuir para o desenvolvimento do CNPEM. O pesquisador deixa três filhos. O sepultamento ocorrerá às 13h de hoje, no cemitério Flamboyant, em Campinas.

Em uma nota de pesar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de Cerqueira Leite para o avanço da ciência no Brasil, dizendo que o físico “foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”. Lula também afirmou que o legado de Leite continuará a dar frutos.

O CNPEM também se manifestou, expressando grande tristeza pela perda de Cerqueira Leite, lembrando de sua grande contribuição para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Fonte e foto: Redes sociais

Compartilhe:
Exit mobile version