No mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Formiga, em parceria com o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, realizou o “Dia D” de Combate à Dengue em duas etapas.
A primeira etapa foi desenvolvida em colaboração com as redes municipal, estadual e privada de ensino, que, nas duas primeiras semanas de novembro, realizaram ações e atividades relacionadas à prevenção das arboviroses, como jogos educativos, gincanas, teatros, montagem de maquetes, confecção de cartazes e painéis, atividades em sala de aula e apresentações teatrais.
A segunda parte da ação, realizada nas duas últimas semanas de novembro, foi conduzida pelas equipes da Atenção Primária e pelo setor de Vigilância Ambiental. Diversas ações foram desenvolvidas, como blitz educativa, visitas de orientação, panfletagem, palestras e mutirões de limpeza. Essas ações foram direcionadas às localidades com altos índices de infestação do mosquito, conforme o último resultado do LIRAa.
As ações tiveram como objetivo mobilizar um número maior de multiplicadores, para que as medidas preventivas contra o vetor chegassem aos familiares, vizinhos e amigos dos alunos e da comunidade sensibilizada.
O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, é fundamental para a prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya.
Ao envolver escolas, comunidades e diversos setores da sociedade em ações educativas e de conscientização, a iniciativa promove a disseminação de informações sobre as medidas preventivas e a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Esse tipo de mobilização é essencial para fortalecer a rede de vigilância, engajar a população e reduzir a incidência dessas arboviroses, impactando diretamente na saúde coletiva e na qualidade de vida da comunidade.
Fonte e foto: Prefeitura de Formiga