Produtos como doce de leite, café e cachaça, além de uma escultura da Igreja de São Francisco de Assis, foram entregues a autoridades e anfitriões chineses nesta semana, durante as agendas para atração de investimentos
Junto às novas parcerias de negócios firmadas com investidores na China, a missão internacional do Governo de Minas liderada pelo governador Romeu Zema na Ásia tem promovido Minas Gerais como o estado líder no crescimento de atividades turísticas no Brasil. Um resultado conquistado pela atual gestão com o fortalecimento da cultura, do patrimônio histórico e da gastronomia mineira.
Nas agendas realizadas na China, nesta semana, a comitiva internacional do Governo de Minas levou comidas e bebidas típicas da cozinha mineira, incluindo doce de leite, cachaça e café, além de uma réplica da obra de Aleijadinho produzida por um artesão de Ouro Preto e outros itens de artesanato. A cidade histórica mineira fundada em 1711 guarda o maior conjunto barroco do Brasil e carrega uma condição especial por ter sido o primeiro município do país reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1980.
As iguarias gastronômicas e o patrimônio histórico representam importantes tradições de Minas Gerais, sendo que alguns dos principais produtos mineiros são exportados para centenas de países, a partir de práticas e políticas de negócios sustentáveis. No caso do café, por exemplo, Minas lidera a produção mundial do grão e possui 99% das lavouras livres de desmatamento, consolidando o reconhecimento internacional do produto mineiro.
Abaixo, veja os itens levados pela comitiva internacional do Governo de Minas para a China, como forma de agradecer a recepção de governantes e empresários e promover a cultura e o turismo no estado:
Cachaça Maria Andante: Produzida na Fazenda da Pontinha, na cidade de Papagaios, na região Centro-Oeste de Minas, a cachaça Maria Andante foi eleita duas vezes uma das 250 aguardentes de cana preferidas do Brasil pela Cúpula da Cachaça (2019 e 2020), entidade que anualmente elege o ranking das melhores cachaças do país. A marca foi fundada em 2013 e é vendida em todo o Brasil. Em busca de originalidade, a cachaça Maria Andante possui um perfume acarvalhado — resultado da imersão ao longo de dois anos em barris de carvalho — sob uma leve infusão de baunilha.
Doce de Leite Viçosa: Um dos doces mais famosos e premiados de Minas Gerais, é produzido desde 1980 na cidade de Viçosa, na Zona da Mata, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi eleito o melhor doce de leite do país por 10 vezes, no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), sendo o maior vencedor do prêmio no Brasil. Por causa do sucesso da marca de doce, a cidade de Viçosa foi oficialmente reconhecida como Capital Estadual do Doce de Leite.
Café Campos Altos: É uma das marcas especiais do grão que Minas Gerais lidera a produção no mundo. Fundada pelo empresário José Maria de Oliveira (que também esteve na China), da cidade de Campos Altos, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o café que leva o nome do município é produzido em uma região situada entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.
As condições climáticas e geográficas da cidade, a uma altitude que favorece as chuvas frequentes, reduzem a necessidade de irrigação das lavouras, e tornam a produção mais sustentável. O café Campos Altos é exportado para 15 países e a empresa possui escritórios nos Estados Unidos e na Alemanha.
Artesanato: As réplicas do artesão mineiro Wilde Lopes representam a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, na região Central de Minas, e as fachadas dos casarões da cidade, construídos entre os séculos XVII e XIX, durante o período colonial.
As obras fazem alusão ao barroco mineiro, que tem em Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), seu maior representante. Aleijadinho é o principal escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colônia, com legado reconhecido internacionalmente, a partir de obras presentes principalmente em igrejas e santuários de cidades como Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João del-Rei, Sabará e Mariana.
Missão internacional na China
O governador Romeu Zema tem compromissos oficiais na China até o fim desta semana. A série de agendas na Ásia e na Europa segue até 16/11, com o objetivo de atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para os mineiros, além de promover o Destino Minas Gerais e reforçar o posicionamento do estado como o mais sustentável do Brasil.
Fonte: Agência Minas
Foto: Imprensa MG/ Divulgação