domingo, 20 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na sessão de quarta-feira (18), o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, fez uma comunicação ao Plenário sobre a intensificação dos incêndios que assolam o Brasil nas últimas semanas. O ministro destacou a importância do ClimateScanner, ferramenta que permite monitorar e avaliar as ações governamentais relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. A iniciativa global é liderada pelo Brasil, por meio do TCU, e já conta com a participação de 143 países.

Vital do Rêgo ressaltou que os tribunais de contas estaduais e municipais serão parceiros importantes para a implementação do ClimateScanner no país. Ele lembrou que uma das etapas previstas no projeto é adaptação da ferramenta para avaliar a situação dos entes subnacionais, a fim de obter diagnóstico detalhado e preciso da ação governamental no país, tanto no nível nacional quanto na instância local.

“Creio que seja mais do que oportuno buscarmos, desde já, uma articulação junto à alta administração dos tribunais de contas locais, para que possamos contar com a imprescindível participação dos nossos parceiros no avanço do projeto do ClimateScanner no Brasil, bem como para pensarmos num esforço urgente e conjunto de fiscalização das ações governamentais de combate aos incêndios, aos desastres naturais e de ações para mitigação das mudanças climáticas” afirmou o ministro.

O vice-presidente do TCU lembrou, ainda, que representou a Corte de Contas em reunião de emergência convocada, na terça-feira (17), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Chefes de Poderes e outras autoridades foram convocados para debater a situação, a proposição de medidas mitigadoras e o compartilhamento de responsabilidades.

Fonte e foto: TCU

Compartilhe:
Exit mobile version