Nesta segunda-feira (10/2), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), ministro Vital do Rêgo, esteve com a secretária-geral da INTOSAI, Margit Kraker, em Viena, na Áustria.
No encontro, foram discutidas pautas estratégicas para a organização em 2025, como a reunião do Conselho Diretivo e a Assembleia Internacional das Instituições Superiores de Controle (INCOSAI). Ambos os eventos serão realizados em Sharm El-Sheikh, no Egito, de 27 a 31 outubro de 2025. Na ocasião, o TCU passa a presidência da INTOSAI para a instituição de controle daquele país.
Outro ponto abordado no encontro foi a igualdade de gênero nas instituições superiores de controle (ISC). Em sua fala, o ministro lembrou que, atualmente, apenas 20% dos líderes das ISC são mulheres. A secretária-geral da INTOSAI é a primeira-mulher a assumir a presidência da instituição de controle austríaca.
“No TCU, 25% da nossa força de trabalho é composta por mulheres, mas temos avançado significativamente em posições de liderança: 37% dos cargos de direção de alto nível são ocupados por mulheres. Isso reflete nosso compromisso em promover ambiente inclusivo e oportunidades iguais”, pontuou Vital.
O ministro Vital e a secretária-geral da INTOSAI também abordaram temas como a institucionalização da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI), os resultados do ClimateScanner, e o compromisso do TCU com a participação cidadã.
O presidente aproveitou a oportunidade para convidar a secretária-geral da INTOSAI a participar da Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS), que ocorre de 25 a 28 de novembro, em Fortaleza, e da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém, Brasil.
Fonte e foto: TCU